Cuidados continuados: uma reforma estrutural

A mudança de paradigma na prestação de cuidados de saúde a doentes crónicos e a doentes idosos com doença prolongada é fundamental.
O Governo português deu passos decisivos no sentido de uma maior humanização dos cuidados de saúde, nestes casos difíceis.

Comentários

e-pá! disse…
Caro André:

A rede de Cuidados Continuados Integrados não é propriamente uma "reforma".
Muito menos estrutural.

Esta rede tornou-se imprescindível, i. e., deu os primeiros passos na área oncológica, sob os auspícios da Liga Portuguesa Contra o Cancro, para acompanhamento dos doentes que necessitavam de fazer tratamentos complementares à cirurgia (radioterapia, quimioterapia, etc.).

Mais tarde, estas necessidades estenderam-se a outros utentes do SNS, devido ao aumento da esperança de vida, aos idosos que tendo sofrido intervenções no âmbito médico ou cirúrgico, necessitavam de um período de convalescencia mais ou menos demoderado.
Antes de ser uma reforma, é uma das resposta organizada aos problemas que a longevidade acarreta e, também, às exigencias de eficiência dos Hospitais (entretanto empresializados) que estão estruturados para tratarem doentes em fase aguda.

Por outro lado, as famílias lutavam com imensas dificuldades para lidar com essas convalescenças, muito vezes longas, outras irreversíveis.

Enfim, uma longa história que acaba por integrar Hospitais, Cuidados de Saúde Primários e os diferentes prestadores destes cuidados.

O Estado de certo modo demitiu-se desta prestação.
Maioritariamente, entregou-a ao Sector Social da Saúde (IPSS e Misericórdias).
Tem sido, na execução do Plano Nacional de Saúde, uma das intervenções com êxito e de inegável valor no aspecto sanitário.

Em termos de política de saúde e na área social podemos considerar a construção desta rede a jóia da coroa deste Governo.

Sócrates louvou - quase a título póstumo - Correia de Campos pelo lançamento desta rede , mas na verdade, a grande obreira deste trabalho - verdade seja dita - tem sido a Drª. Inês Guerreiro.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides