Ramalho Eanes referiu como trágica a descolonização em que «milhares de pessoas foram obrigadas a partir para um país que não era o seu». Tem razão o ex-PR cujo papel importante na democracia e o silêncio o agigantou depois da infeliz aventura por interposta esposa na criação do PRD e da adesão à Opus Dei, sempre por intermédio da devota e reacionaríssima consorte, que devolveu o agnóstico ao redil da Igreja. Eanes distinguiu-se no 25 de novembro, como Dinis de Almeida no 11 de março, ambos em obediência à cadeia de comando: Costa Gomes/Conselho da Revolução . Foi sob as ordens de Costa Gomes e de Vasco Lourenço, então governador militar de Lisboa, que, nesse dia, comandou no terreno as tropas da RML. Mereceu, por isso, ser candidato a PR indigitado pelo grupo dos 9 e apoiado pelo PS que, bem ou mal, foi o partido que promoveu a manifestação da Fonte Luminosa, atrás da qual se esconderam o PSD e o CDS. Foi nele que votei contra o patibular candidato do PSD/CDS, o general Soares...
Comentários
Já que a crise social (e económica) é algo fundamentalmente deprimente - quando não pior - será bom que apareça algo agite a cultura e a ciência, para não ficarmos circunscritos ao futebol e aos escândalos politico-financeiros...
Nota:
Pena é que os horários destes eventos entrem em conflito com os tempos laborais.
Já a realização da Associação dos professores de Filosofia e da Livraria Almedina, decorre num horário mais aceitável.
Seria bom que se avançasse do Evolucionismo biológico de Darwin e de Lamark, muito discutido e consgrado, para o Evolucionismo cultural que os trabalhos de Edward Tylor levantam e correlacionam com a Antropologia.
Existe questões em aberto, que devem ser, a todo o momento, (re)pensadas.
Por exº.:
Existirá uma base funcional para o desenvolvimento das sociedades e das religiões?
Essa "base" será universal?
Este tema é muito importante quando, nestes tempos de questionamento das civilizações, se deriva para o diálogo intercultural e inter-religioso.
Outra pergunta:
Não foi possível encontrar nenhum digno representante criacionista, para animar os debates, apesar da variegada existência, por cá (Portugal), de religiões... recheadas de interpretações biblicas ou, então, de meras figuras de estilo?
Quanto a um criacionista, eventualmente terá sido tentado um contacto com o Doutor Jónatas Machado. Mas não tenho a certeza. Não estou directamente ligado a este projecto e também não tenho estado em Coimbra. De qualquer modo, quem sabe, ainda nos encontramos numa destas conferências, um dia destes... !!! Claro que não será fácil descobrir V.ª Ex.ª já que pessoas da sua geração que intercalam o "é-pá" a cada frase são frequentes e, por vezes, chegam a Presidentes da República. Mas, claro, se tiver oportunidade de ouvir uma intervenção sua, pelo elevado nível que terá, certamente irei descobrir. :-)