Conferências sobre Darwin em Coimbra




Assista às Conferências organizadas pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Grupo de História e Sociologia da Ciência, sob a responsabilidade de Ana Leonor Pereira, autora de "Darwin em Portugal".


Uma outra organização, também a ter lugar em Coimbra, contará com a intervenção de especialistas na área da História e da Teoria das Ideias.


Comentários

e-pá! disse…
Muito interessante este ciclo de conferências evolucionistas em Coimbra.

Já que a crise social (e económica) é algo fundamentalmente deprimente - quando não pior - será bom que apareça algo agite a cultura e a ciência, para não ficarmos circunscritos ao futebol e aos escândalos politico-financeiros...

Nota:
Pena é que os horários destes eventos entrem em conflito com os tempos laborais.
Já a realização da Associação dos professores de Filosofia e da Livraria Almedina, decorre num horário mais aceitável.


Seria bom que se avançasse do Evolucionismo biológico de Darwin e de Lamark, muito discutido e consgrado, para o Evolucionismo cultural que os trabalhos de Edward Tylor levantam e correlacionam com a Antropologia.

Existe questões em aberto, que devem ser, a todo o momento, (re)pensadas.
Por exº.:
Existirá uma base funcional para o desenvolvimento das sociedades e das religiões?
Essa "base" será universal?
Este tema é muito importante quando, nestes tempos de questionamento das civilizações, se deriva para o diálogo intercultural e inter-religioso.

Outra pergunta:
Não foi possível encontrar nenhum digno representante criacionista, para animar os debates, apesar da variegada existência, por cá (Portugal), de religiões... recheadas de interpretações biblicas ou, então, de meras figuras de estilo?
andrepereira disse…
é-pá: tem razão ao destacar o facto de a vida académica ter frequentemente horários coincidentes com a vida profissional dos não académicos. Julgo que a inicitiva visa alcançar sobretudo estudantes, mestrandos e doutorandos. E estes muitas vezes "fogem" aos horários "pós-laborais".
Quanto a um criacionista, eventualmente terá sido tentado um contacto com o Doutor Jónatas Machado. Mas não tenho a certeza. Não estou directamente ligado a este projecto e também não tenho estado em Coimbra. De qualquer modo, quem sabe, ainda nos encontramos numa destas conferências, um dia destes... !!! Claro que não será fácil descobrir V.ª Ex.ª já que pessoas da sua geração que intercalam o "é-pá" a cada frase são frequentes e, por vezes, chegam a Presidentes da República. Mas, claro, se tiver oportunidade de ouvir uma intervenção sua, pelo elevado nível que terá, certamente irei descobrir. :-)

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides