Regresso à civilização

Barack Obama, assinou hoje vários decretos, entre eles um que modificará as regras de detenção e interrogatório da CIA, organização tornada brutal pelos seus métodos de luta contra o terrorismo.

Há dois tipos de pessoas que sentirão a nostalgia de Bush, os que odeiam a América e os que não se revêem na civilização que partilha com a Europa. Há quem despreze os direitos humanos em nome da eficácia e feche os olhos à violência em nome do pragmatismo, como os cúmplices de Bush na mais sinistra e desastrada aventura do neoconservadorismo americano – a invasão do Iraque.

Não se tratou de um erro de cálculo, de uma decisão infeliz ou de uma tragédia imprevisível, foi um crime, à margem do direito internacional, da ética e da verdade. Foi a humilhação dos nossos valores, da democracia e do respeito pelas relações internacionais, perpetrada pela vileza de líderes indignos e cruéis.

Bush e Saddam Hussein foram déspotas de países e culturas diferentes mas o primeiro, pelo poder económico e militar, teve a cumplicidade dos mais covardes e o apoio dos pusilânimes.

Hoje, quando a esperança no novo presidente dos EUA ultrapassa o razoável, Barack Obama não desiludiu os que confiam nele. Aboliu o terrorismo de Estado e ilegalizou a tortura. Só por isto já valeu a pena a sua eleição.

Viva a América.

Comentários

Anónimo disse…
Saddam foi apoiado pelos EUA na era Reagan. Caiu em desgraça porque invadiu o Kuwait, lugar de intere$$e dos U$A.

Suharto cometeu crimes piores que os de Saddam. matou mais de milhões de seu povo, roubou bilhõe$$$... invadiu o Timor Leste com as bênçãos de Kissinger e matou 30% do povo timorense. Mas Suharto morreu de velhice, impune e cercado dos melhores médicos. Por quê? Porque, ao contrário de Hussein, ele não feriu os intere$$e$ dos U$A.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides