Regresso ao passado


O Papa Bento XVI decidiu anular a excomunhão decretada em 1988 por João Paulo II contra os bispos ultraconservadores do movimento católico fundado pelo arcebispo francês Marcel Lefebvre, informa o jornal italiano Il Giornale. (A F P)


O fundamentalismo está de volta. Enquanto os neoconservadores americanos lambem as feridas da derrota republicana, o Islão promove a jihad e a sharia, os cristãos ortodoxos ocupam o espaço deixado vago pela utopia estalinista, o Vaticano retorna em força ao Concílio de Trento pela mão firme do pastor alemão.


O regresso ao latim foi um sinal eloquente do pontífice romano que terá sofrido muito com a excomunhão do bispo Lefebvre quando a correlação de forças ainda exigia algum respeito pelo Concílio Vaticano II.


Agora, com os teólogos progressistas sucessivamente silenciados ou afastados, é a apoteose da tradição, o regresso ao arcaísmo, o triunfo de um Papa extasiado com os milagres obrados por respeitáveis defuntos nem sempre recomendáveis em vida.


Não sei que mea culpa terá feito no túmulo o ex-excomungado bispo integrista para se ver reabilitado e começar, quiçá, a carreira da santidade.


Na cidade e no Universo sopram ventos do passado mas o Universo há muito que deixou de se rever em Roma.

Comentários

Então mas o Papa anterior não era infalível? Não sou versado em direito canónico,mas não compreendo como pode anular-se uma decisão dotada de infalibilidade!
AHP:

Infalível, era. Não sempre.
Pai de Família disse…
ALELUIA!!!

Foi com grande alegria, contentamento e oração de agradecimento que recebi esta notícia!

As indicações que o Santo Padre vinha transmitindo levavam a que fosse inevitável esta tremenda alegria.

A Restauração é, agora, imparável.

Mas que época de contentamento e agradecimento para nós, os verdadeiros católicos.

O Bom Combate compensa sempre. O princípio do fim dos modernistas ecumenistas... comunistas...

Deo Gratias!
Manel disse…
O Pai de Família não existe.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides