A Catalunha e o desejo independentista

Os apelos tribais parecem estar geneticamente inseridos no ADN dos povos civilizados e na demência separatista que percorre a Europa.

Helmut Kohl, um grande estadista cujo maior erro foi o apoio a João Paulo II, um papa medíocre e reacionário, cometendo o erro clamoroso de apoiar a divisão da Jugoslávia e provocando uma tragédia para a qual arrastou a Europa. O reconhecimento da Eslovénia e a seguir da Croácia, satisfez os apetites papais sobre duas regiões católicas de passado sombrio na guerra de 1939/45. Depois foi ver o castelo de cartas a desmoronar-se entre banhos de sangue e crimes de guerra.

Aberta a caixa de Pandora, a Europa tem hoje, depois de sacrificada a Sérvia, um Estado falhado no Kosovo, entreposto de droga e terrorismo. Na Ucrânia, onde nasceu a Rússia na catedral de Kiev, a Nato quis colocar bases ofensivas e provocou uma situação que a Europa não consegue gerir.

Agora é a Catalunha que quer separar-se de Espanha quando a Europa treme por não ter sabido unir-se em vez de se fragmentar por egoísmos nacionalistas. É por isso que não vejo com bons olhos a sua determinação separatista.

Nem o facto de me ver tão mal acompanhado, pelo cardeal Antonio Cañizares Llovera [na foto] me faz mudar de posição. Depois da Catalunha, talvez o País Basco e a Galiza!

Comentários

Jaime Santos disse…
E porque não ao invés a Terceira Republica (Federal) Espanhola? E depois uma união ibérica de duas republicas livres? So para chatear os reacionários do lado de cá e de la da Fronteira (hoje inexistente)? E porque não estender a ideia a Itália e a Grécia e quem sabe a Franca? So para chatear os reacionários do Norte da Europa. Os povos da Espanha tem muito pouca imaginação quando acham que ficam mais fortes tentando destruir aquilo que os une (e nos a eles)... Felizmente que esse passado e cultura comuns, ninguém consegue separar, por mais bullying que sofram as crianças que falam castelhano na Catalunha...
mensagensnanett disse…
Apanha-se mais depressa um nazi do que um coxo!
NOTA: Nazismo não é o ser 'alto e louro', bla bla bla,... mas sim... a busca de pretextos com o objectivo de negar o Direito à Sobrevivência de outros.
.
Os 'globalization-lovers' que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa!
Existem 'globalization-lovers'... e existem 'globalization-lovers' nazis (estes buscam pretextos para negar o Direito à Sobrevivência das Identidades Autóctones).
.
Quando se diz «Todos diferentes, todos iguais... isto é, TODAS as Identidades Autóctones devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta» [nota: inclusive as de 'baixo rendimento demográfico'... inclusive as economicamente pouco rentáveis...], nazis made-in-USA - desde há séculos com a bênção de responsáveis da Igreja Católica - proclamam logo «a sobrevivência de Identidades Autóctones provoca danos à economia...»
[nota: os nazis made-in-USA provocaram holocaustos massivos em Identidades Autóctones]
.
.
P.S.
Pelo Direito à Sobrevivência:
-> http://separatismo--50--50.blogspot.com/
(antes que seja tarde demais)

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides