O patriarca de Lisboa, as eleições europeias e o silêncio dos bispos

Esperava-se, não do arcaico bispo de Lisboa, mas de alguns dos outros 20 titulares, dos 7 auxiliares ou dos 17 eméritos e dois eméritos-convidados, que defendessem a honra da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que o presidente Clemente achincalhou com a reincidência perturbadora ao serviço de partidos reacionários e fascistas.

Nem o vice-presidente da CEP, também ornamentado com barrete cardinalício, nem um emérito, onde consta o nome honrado de Manuel Vieira Pinto, nenhum teve a coragem de limpar a nódoa que o patriarca lançou sobre a Igreja de todos eles.

O Sr. Manuel Clemente, que o país julgava ter recebido o Prémio Pessoa por ser enorme intelectual e, afinal, deve a imagem ao prémio, com influência de António Barreto e de toda a direita portuense, podia pedir ao Vaticano a restituição do ouro a que deve o título de patriarca, que lhe afaga o ego.

De cada vez que é tratado por Sr. Patriarca, devia lembrar-se de quanto esse título e o de Senhor Fidelíssimo para custaram a Portugal, com ouro do Brasil enviado ao Vaticano, quando D. João V era apenas Fidelíssimo nas idas ao Convento de Odivelas, bordel da nobreza, onde a transferência da madre Paula, amante de um nobre, custou duas freiras ao rei para ser a sua favorita.

O sr. Manuel Clemente é mais rápido a abanar a mitra, agitar o báculo, colocar o anelão na boca dos crentes e a mão na gamela do Orçamento, em defesa dos colégios privados, do que a penitenciar-se por se imiscuir nas eleições e condicionar o voto dos eleitores.

O respeito que exige para si e para a religião que representa perdeu-o há muito. Restam-lhe as genuflexões dos incondicionais, o desprezo dos próprios crentes e a humilhação dos resultados eleitorais dos partidos que apoiou.

O Sr. Manuel Clemente deve ter perdido as eleições em todas as paróquias da diocese e resta-lhe ciliciar-se no próximo retiro espiritual.

O silêncio dos bispos não é distração de inocentes, é cumplicidade de quem se habituou aos privilégios da Concordata e pressente a falta coragem dos partidos que hostiliza para a denunciarem.

Comentários

Jaime Santos disse…
No caso improvável do Vaticano assentir a devolver-nos o ouro que custou o Patriarcado, deveríamos em consciência restituí-lo pela nossa parte à procedência, Carlos Esperança. Ladrão que recebe de ladrão...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides