Em defesa de quem necessita

O crescente número de falências que se tem vindo a registar no nosso país, acrescido do elevado número de "empresas fantasma" sugere-me que continuamos, 30 anos depois, a ser um povo com tendência para o expediente da "cabra cega", i.é, onde uma boa parte anda a fugir enquanto a outra parte se ilude que também participa.
E aqui surgem-me duas interrogações.
A primeira é a de nunca ter percebido porque as dividas relativas a salários não concedem aos trabalhadores, enquanto credores, as mesmas prerrogativas do Estado, ou seja, nesses casos os gerentes devedores deverem responder pessoalmente pelas dividas.
A segunda a de saber quando é que se torna eficaz o impedimento que incide sobre alguns indivíduos de criarem novas empresas, considerando que são reincidentes em falências e/ou empresas fantasmas.
Com um crescimento de desemprego tão elevado, com um aumento dos índices de pobreza no nosso país, provavelmente antes do Estado deveria estar a responsabilidade, perante quem dá apenas o que tem, dos que vão enriquecendo à custa dos outros.

Comentários

cparis disse…
nao poderia estar mais de acordo
Anónimo disse…
A responsabilidade pessoal dos gerentes devedores desencorajaria a criação de novas sociedades comerciais e estagnaria o desenvolvimento comercial. De qualquer maneira, a situação em que nos encontramos é inadmissível e precisa de uma revolução.
Graza disse…
Eu gosto particularmente daquela famosa expressão: "utilizei um buraco da lei". Não sei se é adaptável aqui ou não, mas genéricamente é o que esta situação configura: buracões na lei. Por isso temos um Pais esburacado.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides