Mensagens

A mostrar mensagens de novembro, 2007

Pena de morte - Nódoa civilizacional

Imagem
Em Portugal 19 cidades aderiram ao movimento contra a pena de morte e vão iluminar os seus monumentos esta noite. A propósito da abolição da pena de morte, em que Portugal foi pioneiro, Victor Hugo homenageou Portugal, em 1867. Os elogios foram grandes, como se deduz, por exemplo, da carta remetida a Eduardo Coelho: «Está pois a pena de morte abolida nesse nobre Portugal, pequeno povo que tem uma grande história. (...) Felicito a vossa nação. Portugal dá o exemplo à Europa. Desfrutai de antemão essa imensa glória. A Europa imitará Portugal. Morte à morte! Guerra à guerra! Viva a vida! Ódio ao ódio. A liberdade é uma cidade imensa da qual todos somos concidadãos» .

Não podemos generalizar...

Imagem
... mas ganham força as afirmações do inspector-geral quando acusa a GNR e PSP de falta de formação e recorda que a autoridade policial “não se defende a tiro”. Diz ainda que “há jovens oficiais [da GNR] que encaram o cidadão como inimigo” . Neste caso é o polícia o ladrão .

Ponte Europa feito pelos leitores

O AMARGO LAMENTO DE UM CONCUBINATO POUCO DEMOCRÁTICO O acordo PS/PSD sobre uma nova lei das autarquias poderá acabar com este espectáculo . Os problemas – todos os problemas que infectam o Poder Local – desde o favorecimento até à corrupção, vão continuar a existir, só que deixam de se ver, ouvir e falar. As Assembleias Municipais vão ser um antro especialmente dedicado ao caciquismo e à concertação de interesses. Aqueles incómodos vereadores eleitos pelo método de Hondt, vão à vida... Com uma reuniãozinha entre Santana Lopes e Alberto Martins, mandou-se à vida os sectores políticos minoritários que tanto barulho fazem e pouco representam. Olha, representam quem não merecia estar representado. A calma olímpica chegou à gestão municipal. Não haverá mais, p. ex., Sá Fernandes, oriundo de um mini-partido, a denunciar negócios com a Bragaparques. Isso eram coisas do PREC, no tempo em que havia queixas, detenções, termos de identidade e residência, e muitos arguidos. Poucos julgados. Tempo

O que eu gostaria de ter escrito

Perguntas inconvenientes . «Jardim acusa Constitucional de "terrorismo de Estado"» . . O Presidente da República -- que aliás não se tem coibido de comentar publicamente a vida política, incluindo actos da esfera governamental -- poderá ficar silencioso perante mais esta aleivosia do líder madeirense, de indicustível gravidade institucional? [Publicado por Vital Moreira in « Causa Nossa »] [29.11.07] [ Permanent Link ]

CML - PSD faz chantagem

Imagem
O vereador do PSD, Fernando Negrão, afirmou esta quinta-feira que António Costa se está a “auto-flagelar” ao ameaçar demitir-se, sublinhando que o PS não tem maioria absoluta na autarquia de Lisboa, pelo que tem que negociar com a oposição. Comentário : O principal responsável pela situação desesperada em que se encontra o município – o PSD –, serve-se da maioria na Assembleia Municipal que, por falta de ética, se recusou a dissolver, para inviabilizar o governo da cidade que conduziu ao caos.

Abrantes - Mais um presidente da Câmara arguido

Imagem
O poder autárquico, com o decorrer do tempo, transformou-se de uma notável conquista de Abril em enorme fonte de suspeição.

Portugal - Abortos muito abaixo do previsto

Imagem
E os que queriam a prisão das mulheres fizeram o dobro das ameaças que deviam.

Espanha - Derrota do PP no Tribunal Constitucional

Imagem
Derrota do PP no Tribunal Constitucional El Constitucional rechaza las recusaciones del PP contra tres magistrados progresistas. . Manuel Aragón, Pablo Pérez Tremps e Pascual Sala poderão votar no recurso à reforma do TC.

Venezuela. Opinião de um leitor

Imagem
Há outros democratas musculados: « Horas antes, el presidente de Fedecámaras Bolívar, Senén Torrealba, renunció a su cargo de director regional. Su decisión fue motivada por "la ausencia de garantías en el derecho democrático a la disidencia". Señaló que Fedecámaras "reincide en el protagonismo político y sus líderes asumen posiciones que no son consultadas con la base". Y dijo negarse "a ser cómplice" de esa situación.» Ou seja, o presidente de uma entidade que é suposto representar os empresários venezuelanos, impõe uma vontade -- votar não -- a todos eles. Toma lá que é democrático! ( V/ aqui ) Chavez manda bojardas, é certo, mas não podemos esquecer a responsabilidade deste organismo patronal no golpe de estado e nas greves que quase arruinaram o país há uns anos. Actualmente acusa-se (não só Chávez o faz) a Fedecamaras de ser responsável pelo desabastecimento propositado no mercado interno de alguns produtos de consumo de primeira necessidade, há sus

Líbano - barril de pólvora. Opinião de um leitor

Imagem
A situação no Libano é explosiva. O sec-Geral da ONU Ban Ki-moon, regressado do Líbano há cerca de 15dias, diz que "O País está à beira do abismo". O espectro de uma guerra civil paira de novo sobre o Líbano. O mandato do presidente libanês Emile Lahoud terminou e não há consenso sobre o seu sucessor. Há a hipótese de colocar um militar na vacatura de Lahoud - o general Michel Suleiman, que reuniria o mínimo consenso (externo - Síria e EUA). De resto, o País está dividido em 2 campos: sunita, actualmente no governo; e cristão maronitas que deveriam eleger o próximo presidente. Estes 2 campos mostram-se inconciliáveis e vítimas de um bloqueio constitucional. No meio disto, não esquecer o Hezbollah e, claro, os interesses israelitas e sírios. Mais uma vez, face a face, os ingredientes necessários e suficientes para um novo conflito. Temos lá uma Companhia de Engenharia militar que poderá a curto prazo estar confrontada com uma situação intolerável: ou, um duplo governo; ou, se

O Islão é tolerante...

Imagem
Fonte : Público , ontem .

Espaço dos leitores

Imagem
Dom Quixote e Sancho Pança Candido Portinari (Brasil)

Um democrata musculado

Imagem
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ameaçou confiscar os bens dos empresários que incitarem manifestações contra sua proposta de reforma constitucional .

PCP - uma decisão esperada

Imagem
A deputada e vereadora na Câmara de Santarém, Luísa Mesquita, foi expulsa do PCP , segundo decisão do Secretariado da Direcção da Organização de Santarém (DORSA), que invocou “grave violação de princípios do partido”. Sem Luísa Mesquita, o PCP passa a quarta força política no Parlamento.

Notícia triste do quotidiano

Imagem
Fonte: DN, ontem Comentário : Foi nele maior o medo do Bispo do que o de Deus.

Momento de poesia

Imagem
Eternidade O futuro Poema, Aquele que o Poeta nem sequer pressente, Há-de ainda cantar o mesmo tema, Mas de forma diferente. A flor da amendoeira, Em cada ano se iguala. Só difere a maneira Que nós temos de olhá-la. E a poesia oferece O bálsamo da esperança, De que o mundo envelhece, Mas a Vida não cansa. Armando Moradas Ferreira

Bom sinal

Imagem
EUA criticam Governo Sócrates . O embaixador dos EUA em Lisboa criticou ontem, em termos nada diplomáticos, a decisão do Estado português de reduzir a sua presença militar no Afeganistão.

Eles sabem porquê

Imagem
Ex-muçulmanos pedem proibição de véu em escolas alemãs

A bela voz de Carlos do Carmo e humor político

Momento de poesia

Imagem
Matinas e Vésperas É a hora em que mergulho no consumo desenfreado, que me consome, entregando-me por inteiro à adoração do Deus Mercado, habitando estes novos conventos erguidos por toda a parte, com muitas lojas, oferta diversificada, espaços amplos, iluminados, embalagens tentadoras, serviços completos à medida do cliente... São outras as orações, outras as preces, os cânticos ecoam nestes templos, pacificando as consciências de quem tudo compra por comprar, mesmo sem necessitar, e de quem, não comprando, fica por ali a vaguear, a passear, e a olhar ... Alexandre de Castro - Lisboa, Setembro de 2004

CONVITE

Imagem

Segundo o líder da juventude CDS/PP

Imagem
Bernardino Soares . Com 4 anos já era um perigoso activista

Legal e imoral. Quem pára A. J. Jardim?

Imagem
Comentários : - O português é deficiente. Repare-se nesta frase: «Pois seria uma situação duplamente penalizadora». - O acréscimo de remuneração é bom (10%) - A justificação para ser o « contenente » a pagar é excelente. Está sublinhada.

A Inglaterra - megalómana e ignorante

Imagem
Mapa de Portugal no Finantial Times de 13 de Outubro de 2007 . Comentário: «Hoje a Europa esteve isolada por causa do nevoeiro no Canal da Mancha» - Notícia antiga de um jornal inglês.

Madrid - Manifestação contra Zapatero

Imagem
La cabecera de la marcha, con Alcaraz (abajo, en el centro, con corbata lila) y, a su izquierda, Ortega Lara, que fue secuestrado por ETA. Foto : JUAN MANUEL PRATS - Fonte: El Periódico.com A Associação de Vítimas do Terrorismo ( AVT) e o PP averbaram ontem uma derrota , em Madrid, ao não conseguirem reunir mais de 70 mil pessoas pouco entusiasmadas, menos de 20% da dimensão atingida pela última manifestação, em 10 de Março passado. . Mau presságio para o futuro de Mariano Rajoy que, aliás, esteve ausente. . Apostila - ¿Por qué no te callas? - Um ponto de vista sobre a responsabilidade do incidente entre Chavez e o rei de Espanha. Duração: 13m e 23s.

Espaço dos leitores

Imagem
Nu , Di Cavalcanti

Humor negro

Imagem
Ramos-Horta propõe Durão Barroso para Prémio Nobel da Paz 2008

Abusos policiais

Imagem
O inspector-geral acusa a GNR e PSP de falta de formação e recorda que a autoridade policial “não se defende a tiro”. Diz ainda que “há jovens oficiais [da GNR] que encaram o cidadão como inimigo” – quando um alto responsável contactado pelo nosso jornal diz que “não é verdade”. “Qualquer oficial da GNR tem formação em direitos fundamentais igual àquela que é administrada na faculdade de Direito”. Comentário : Seria lamentável que o ruído causado pelos tacões corporativos abafasse a denúncia do inspector-geral que está em linha com as acusações de organismos internacionais e com a percepção que os cidadãos têm da conduta de vários agentes e graduados para quem a lei é um mero detalhe para complicar as investigações. - E o pior era que tudo continuasse na mesma.

Pau para toda a obra

Imagem
Morgado toma conta de crianças em risco

Uma entrevista interessante

Imagem
Vejo pouca gente da Igreja a defender os direitos humanos"

Bush perde o último cúmplice do Iraque?

Imagem
O fim da 'era Howard' na política australiana

O crime compensa

Imagem
Ex-autarca de Vagos condenado por corrupção Cinco anos de prisão com pena suspensa para João Rocha, 17 anos depois de ter recebido uma «gratificação» de 19.500 contos, moeda com que na altura era subornado o presidente da Câmara Municipal de Vagos.

El Jueves. Resistir por humor II

Estranho paralelismo com a crise das caricaturas do Profeta na Escandinávia. SIC TRANSIT GLORIAE DEMOCRATIAE quando um político, ainda que de linhagem Bourbon, não pode ser caricaturado devido à ameaça do aparelho coactivo do estado... Vê-se que a monarquia espanhola anda a aprender umas coisas com as petrocracias do Médio Oriente...

Código Deontológico da Ordem dos Médicos: Atavismo Sociológico

Tem causado bastante celeuma o atrito entre o Estado e a Ordem dos Médicos relativamente à recusa desta em alterar o Código Deontológico (de contestável valor jurídico, como já referido por André Pereira e pela esmagadora maioria dos especialistas em direito da medicina) relativamente à alteração do Código Deontológico no sentido de excluir a qualificação da prática da IVG como falta disciplinar grave. Pouparei alguns bytes escusando-me a ressalientar a irrefutável justeza e legitimidade da pretensão do Estado. Existem todavia outros atavismos neste Código Deontológico que necessitam também de ser corrigidos. Atentemos no disposto no Artigo 54º, relativo à esterilização (o que já foi aliás salientado pela jornalista Fernanda Câncio no Diário de Notícias): (Esterilização) 1. A esterilização irreversível só é permitida quando se produza como consequência inevitável de uma terapêutica destinada a tratar ou evitar um estado patológico grave dos progenitores ou dos filhos. 2. É particular

El Jueves. Resistir pelo humor

Imagem

Khmer Vermelho. Fim do pesadelo, começo da justiça

Imagem
Primeiro réu do Khmer Vermelho vai ao tribunal no Camboja Membro do regime que deixou cerca de 2 milhões de mortos vai à Corte pela primeira vez.O advogado de Kaing Guek Eav alegou violação dos direitos humanos de seu cliente. . Comentário: É preciso que se faça justiça para exorcizar o horror.

Espaço dos leitores

Imagem
Paula Rego

Espanha. Sondagens valem o que valem

Imagem
A quatro meses das eleições o PSOE leva 6 pontos de vantagem sobre o PP.

Quando os ratos abandonam o barco

Imagem
"Bush mandou-me mentir ao país" O ex-assessor de Imprensa da Casa Branca, Scott McClellan, acusou o presidente dos Estados Unidos da América, George W. Bush, e o vice-presidente, Dick Cheney, de serem co-responsáveis pelas acções destinadas a enganar o público em relação ao envolvimento de assessores do Governo no caso da fuga de informação sobre a identidade de Valerie Plame, uma agente secreta da CIA.

Critérios patronais

Imagem

Espanha - 32.º aniversário desta monarquia

Imagem
Juan Carlos vítima do anacronismo da jurisprudência Há tradições do Tribunal do Santo Ofício que servem ainda de catarse popular aos ódios e ressentimentos. Acabaram as cremações de corpos exumados por ódio e raiva pia, mas permanecem, à semelhança da queima em efígie, as labaredas de fotos de quem se detesta. As bruxas, livres da Inquisição, dedicam-se ainda a espetar alfinetes em figuras de cera odiadas pelos clientes, habitualmente por amores interrompidos ou não correspondidos. Já nem as autoridades as perseguem por burla, quanto mais queimá-las por malefícios. Os clientes trazem os conselhos e deixam as poupanças com a foto do/a amante infiel ou a peça de roupa de quem lhes fez mal. No mundo urbano as práticas são mais sofisticadas e limitam-se à queima de bandeiras e de fotos dos líderes que se detestam. A bandeira dos EUA é o alvo preferido e o mais consensual, da Europa à Ásia, com especial entusiasmo no Médio Oriente. Quanto aos líderes mundiais, Bush destaca-se e esforça-se

Factos & dementes

Imagem

Demoraram 70 anos

Imagem
Madrid. (EFE).- El presidente de la Conferencia Episcopal Española (CEE), Ricardo Blázquez, pidió hoy perdón por el papel de la Iglesia durante la Guerra Civil en el marco del discurso de apertura de la XC Asamblea Plenaria. El Obispo de Bilbao aseguró que "habrá momentos para dar gracias por lo que se hizo y por las personas que actuaron, y probablemente en otros y ante actuaciones concretas, sin erigirnos orgullosamente en jueces de los demás, debemos pedir perdón y reorientarnos", añadió Blázquez citando a "la purificación de la memoria" a la que invitó Juan Pablo II. 19/11/2007 Actualizada a las 17:38h Previsão : Em 2044 a Conferência Episcopal Portuguesa pedirá perdão da cumplicidade com Salazar.

Deficientes e benefícios fiscais (2)

Imagem
A Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) saiu hoje de uma audiência com o Presidente da República «altamente encorajada» com as garantias de ajuda nas suas reivindicações quanto à assistência médica e isenções de impostos. Comentários : 1 – Não me parece que o assunto seja da competência do PR; 2 – A isenção de impostos é absurda e injusta (a solidariedade que os deficientes merecem não deve ser feita em sede de IRS); 3 – As isenções para uma pensão de 4.000 €€ e para outra de 400 €€ agravam as injustiças e acentuam as diferenças. Apesar de o Governo já ter dado garantias do secretário de Estado das Finanças de que as pensões dos deficientes estarão isentas de IRS, o presidente da ADFA defendeu que essa garantia deve ser «aclarada» no Orçamento de Estado de 2008. Comentário : Face à injustiça (no meu ponto de vista) por que razão não abrange as pensões dos deficientes civis? Qual o critério? NOTA : O apoio que os deficientes merecem da sociedade nunca deve ser dado atra

Insurreição judicial (2). Opinião de um leitor

Imagem
António Horta Pinto* Os juízes não podem querer ser funcionários públicos para o que lhes convém (associarem-se num sindicato, fazer greve, etc.) e não o ser quando não lhes convém. A meu ver, os juízes não são funcionários públicos; mas por isso mesmo não deveriam ter sindicato (quem os representa é o Conselho Superior da Magistratura) nem imiscuírem-se nas competências dos poderes legislativo e executivo, nem muito menos fazer greve, mesmo quando a medida contra a qual se rebelam seja errada, como foi e é o caso da redução das férias judiciais. Por outro lado, é melhor não fazer comparações com o Estado Novo... Como antifascista desde muito antes do 25 de Abril, custa-me reconhecê-lo, mas há hoje juízes muito piores que os do tempo do Estado Novo (tirando os dos Tribunais Plenários, claro): mais arrogantes, tecnicamente mais mal preparados, muito menos respeitadores dos direitos dos cidadãos, muito mais "policiescos", e até - é preciso dizê-lo - muito mais malcriados! É ób

Momento de poesia

Imagem
Desânimo Atiro-me, vestido, para a cama, E nada mais já sou Que uma nódoa de lama, Que alastrou! Cansaço! Um abandono imenso! Não da vida que faço, Mas da vida que penso… O nervosismo, a ânsia, De reter qualquer coisa muito vaga, Que mal desponta se apaga, Nos abismos da distancia… Este doentio desejo, Que em meus sentidos persiste, De segurar aquilo que não vejo, Mas que tenho a certeza de que existe… O esforço, a inquietação, O doloroso anseio, De encontrar a expressão, Que há-de fechar o meu poema a meio. Armando Moradas Ferreira

Acontece...

Imagem

Insurreição judicial

Imagem
A cerimónia, que contou com mais de 250 juízes, foi presidida pelo “chefe” [sic] do Supremo Tribunal de Justiça – diz o DN. Comentários: – Se os juízes não aprenderem a respeitar o poder legislativo e o poder executivo, sem ameaças, arriscam-se a perder o respeito que lhes é devido; – Os juízes podem acusar o Governo de agir como no Estado Novo (eufemismo que designa a ditadura fascista), apenas os que têm mais vocação sindicalista, mas hoje não se podem queixar de passar pela humilhação de integrarem Tribunais Plenários para os quais nunca faltaram candidatos. Fonte : DN, hoje – pg. 14

Momento de poesia

Imagem
LOUCURA É lógico que o louco julgue que tem razão ele não tem mais do que a sua alucinação ... Nos muros brancos que o separam do mundo tem uma sebe de estrelas, lá ao fundo ... Tem uma escada por onde às vezes sobe e espreita o mundo dos homens que lá fora há ... Mas o medo é tanto, a rua é tão estreita que se recolhe com medo e fica onde está ... Alexandre de Castro - Lisboa, Fevereiro de 1985 Registado: IGAC/MC- 5467/2004

Espaço dos leitores

Imagem
Mural do pintor brasileiro Di Cavalcanti

Espanha - O estertor do fascismo

Imagem
Ontem, no aniversário da morte de um dos mais frios e cruéis assassinos do século XX, os nostálgicos da ditadura espanhola fizeram a canónica peregrinação anual ao Vale dos Caídos . Na lúgubre evocação não faltou um padre a adejar a sotaina para honrar «aquele que foi, pela graça de Deus, caudillo de Espanha», nem um estudante de economia, de braço ao alto, orgulhoso de ser neto de quem «matou 156 ‘vermelhos’ à metralhadora em 1936, na Galiza e depois foi comer marisco». Estavam lá os detritos da memória de um tempo em que o fascismo e o altar se aliaram para matar os sonhos de liberdade. O ódio que ainda os corrói vê-se nos rostos grotescos e nos braços estendidos junto de um monumento pio edificado por 15 mil condenados a trabalhos forçados. A grotesca encenação de quem se reclama sempre «espanhol e católico» teve do poder legal, como resposta, a «lei da memória histórica» enquanto da parte eclesiástica se faz sentir um silêncio cúmplice perante as homenagens ao seu venerado Caudil

Diálogo com um leitor

Imagem
Na sequência do convite da Associação 25 de Abril para o lançamento do livro «Rio de Sombras» de António Arnaut, no dia 14 p.p., travou-se este interessante diálogo na caixa de comentários . Vítor Ramalho disse... A exemplo da proibição da manifestação em Espanha também este evento devia ser proibido. Os criminosos que fizeram o 25 de Abril também não devem ser recordados. Sáb Nov 17, 04:36:00 AM Carlos Esperança disse... Vitor Ramalho: Os criminosos que odeiam a democracia, como é natural na ideologia que o senhor Vítor Ramalho perfilha, também devem ser tolerados. Sáb Nov 17, 05:40:00 PM Vítor Ramalho disse... Criminoso é você. Um dia gente como o Sr. também será julgada. E não pense que deixo de aqui voltar. Mais vale viver um dia como um leão que mil anos como uma ovelha. Dom Nov 18, 12:12:00 PM