Espanha - O estertor do fascismo



Ontem, no aniversário da morte de um dos mais frios e cruéis assassinos do século XX, os nostálgicos da ditadura espanhola fizeram a canónica peregrinação anual ao Vale dos Caídos.

Na lúgubre evocação não faltou um padre a adejar a sotaina para honrar «aquele que foi, pela graça de Deus, caudillo de Espanha», nem um estudante de economia, de braço ao alto, orgulhoso de ser neto de quem «matou 156 ‘vermelhos’ à metralhadora em 1936, na Galiza e depois foi comer marisco».

Estavam lá os detritos da memória de um tempo em que o fascismo e o altar se aliaram para matar os sonhos de liberdade. O ódio que ainda os corrói vê-se nos rostos grotescos e nos braços estendidos junto de um monumento pio edificado por 15 mil condenados a trabalhos forçados.

A grotesca encenação de quem se reclama sempre «espanhol e católico» teve do poder legal, como resposta, a «lei da memória histórica» enquanto da parte eclesiástica se faz sentir um silêncio cúmplice perante as homenagens ao seu venerado Caudillo.

A Espanha rural, beata e fascista fez ontem a última peregrinação legal ao Vale dos Caídos. Envergavam camisas azuis de melhor qualidade do que as da ditadura, cantaram o ‘Cara al Sol’ e fizeram a saudação nazi perante um Franco bem enterrado no monumento que o fascismo espanhol transformou no altar de si próprio e onde jaz morto e apodrece Francisco Paulino Hermenegildo Teódulo Franco y Bahamonde Salgado Pardo de Andrade.

Comentários

Anónimo disse…
Cuidado! O fascimo espanhol (e outros) não está morto, está é mal enterrado e ainda procria.
Anónimo disse…
Em título de curiosidade de referir que também foram proferidos insultos ao rei. (Nada melhor que separar as águas)
Anónimo disse…
Van Aerts:

Não me faz a ofensa de pensar que eu confundo a direita democrática com os fascistas das camisas azuis!

Mas quem eles distinguiram com os piores impropérios não foi a Mariano Rajov nem ao rei.
Anónimo disse…
CE,o que comentei nao era minimamente dedicado a si. Achei apenas que devia acrescentar isso a título claro está, de curiosidade pois nao vinha no DN mas vem nos jornais espanhóis. E até acho bem que ofendam o rei pois clarifica a sua posiçao de maneira mais nítida e ajuda a descolar a imagem da direita democrática da extrema-direita.
e-pá! disse…
O rei e esta extrema-direita peregrina e saudosa do Vale dos Caídos, não têm nada em comum.
O rei foi educado por um democrata, por um homem que não se ajoelhava, nem se curvava, perante Franco. E se há algo que tenho como válido e duradouro é, exactamente, as virtudes de uma boa educação.

Mas esta extrema-direita - até porque se sente orfã - tem capacidade intrínseca para se tornar agressiva.
Nunca soube viver sem um caudilho.
Neste momento, está sem rei nem roque.
Tenta respirar na sufocante "espuma" da História.

Amanhã, 20 de Novembro, é a sua grande efeméride:
As mortes de Primo de Rivera e de Francisco Franco.

Que a Espanha tenha um dia feliz e tranquilo.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides