A Madeira e a República


O deputado social-democrata Gabriel Drumond defendeu hoje a independência da Madeira se a revisão constitucional de 2009 não acolher as propostas da Assembleia Regional de aumentar as suas competências legislativas.

Não se pode dizer que o deputado social-democrata seja uma inteligência, uma pessoa civilizada ou um político avisado, mas não é seguramente o asno que zurra, um solípede que relincha ou um cabotino esquizofrénico. Doutro modo, Alberto João Jardim não o nomearia para as funções. É, quando muito, um miserável fascista, um rançoso separatista ou as duas coisas juntas.

O cavalheiro, para usar a expressão do sátrapa insular, sabe o que diz e, sabendo, ousa insultar a lei fundamental do País, desafiar o Governo da República e apelar à secessão. Não o assusta o crime que comete, a bravata que exibe ou o despautério que debita.

Portugal é que não pode fingir que não o ouve, ignorar a ameaça e manter-se indiferente à chantagem. O Presidente da República tem a obrigação de zelar pelo cumprimento da Constituição que jurou perante Jaime Gama.

Ou o deputado do PSD/M é considerado inimputável ou a lei tem de ser cumprida. Se a Madeira é Portugal não se podem permitir tais afrontas a quem exerce funções públicas. Doutro modo, se o silêncio de quem tem obrigações ao mais alto nível se mantiver, só resta aos portugueses pedir a independência de Portugal. Já.

Estamos todos fartos dos insultos madeirenses, de quem morde a mão que lhes dá apoio. Portugal tem condições para sobreviver com os Açores. Queremos ser independentes.

Comentários

Anónimo disse…
“Isso, depois, é um problema da República”, frisou Drumond, sublinhando que as declarações são feitas a título pessoal. “Nós não somos os parolos da aldeia como eles pensam”, acrescentou.

Gabriel Drumond justificou a sua posição, por considerar que o Governo da República “tem um ódio ao povo madeirense e atenta contra a unidade nacional e em resposta a isto tem que haver consequências”.

“É um país que nos trata brutamente, rouba-nos e nos trata à sapatada”, considerou o deputado regional, referindo que o povo madeirense deve escolher qual o rumo que quer seguir.


Finalmente, eles querem a independência, Madeira independente, já...estamos fartos deles.
Anónimo disse…
Anónimo Dom Nov 11, 07:32:00 PM:

«Finalmente, eles querem a independência, Madeira independente, já...estamos fartos deles».

RE: Nós é que queremos a independência, eles só fazem chantagem e são insolentes.

Claro que isto não se aplica a magníficos madeirenses cuja postura cívica é impecável. Tenho vários amigos destes.
e-pá! disse…
Gabriel Drumond, para além de deputado regional do PSD/Madeira, é o responsável pelo "Fórum para a Autonomia da Madeira" (FAMA), do qual Alberto João Jardim é, também, membro.
Mais uma jogada - sem dúvida com mútuo acordo entre ambos - para sacar mais algum do OE.
Falta saber o quê...

Nada se passa no PSD da Madeira sem o beneplácito de Jardim.
Portanto, não vale a pena iludir estas tão graves declarações e interpelar aqui e acolá, para passar o tempo.
Sobre esta afronta há, necessáriamente, contas a ajustar. Não com um soldado. O melhor é dirigir-se directamente ao comandante, ao verdadeiro responsável, e questioná-lo, responsabilizá-lo, etc. Afinal, até é membro do Conselho de Estado.

Adenda: como madeirense de nascimento, de avanço, reivindico, na inverosímel circunstância de se verificar a independência da Madeira, o estatuto de dupla nacionalidade.
Anónimo disse…
"...a independência da Madeira se a revisão constitucional de 2009 não acolher as propostas da Assembleia Regional de aumentar as suas competências legislativas.".
MAIS!? PARA QUÊ?.
Sou PORTUGUÊS, prezo-me de tal, e assim também muito prezo os MADEIRENSES e os AÇOREANOS que TAMBÉM O SÃO. Agora se na Madeira há Dirigentes Regionais que querem a Independência (será ?; ou mais regabofe finaceiro?), que paguem primeiro o que devem à República Portuguesa da qual fazem parte.
EU pago os meus Impostos, e as dívidas à Banca.(ponto final)
Anónimo disse…
Tambem quero a independencia para Oeiras e já agora Loures tambem

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides