Investigação dos aviões da CIA em Portugal
Figueiredo Lopes recusa reunir com comissão do Parlamento Europeu
Figueiredo Lopes, assim como o antigo ministro da Defesa Paulo Portas, membros do anterior governo PSD/CDS-PP, foram convidados no final da semana passada pela comissão para serem ouvidos relativamente aos alegados acontecimentos relacionados com o transporte ilegal de prisioneiros pelos serviços secretos norte-americanos.
.
NOTA: É um dever cívico colaborar na descoberta de eventuais violações dos direitos humanos e da soberania nacional.
Comentários
Portas e Figueiredo Lopes parecem avessos a tal....
Há aqui qualquer coisa grave...
Manuel de Brito/Porto
Óbvio.
Todavia, Figueiredo Lopes e, provavelmente, Paulo Portas, tendo exercido funções governativas, acham que as suas responsabilidades políticas e/ou criminais, caducam no dia em que são exonerados.
Assim, na sua concepção,os actos políticos que (eventualmente) praticaram ficam impunes e, como corrolário, os personagens imunes.
Portanto, as responsabilidades governamentais são, para estes ex-ministros, uma quimera.
A vingarem estas concepções não estaremos no bom caminho...
CE:
A delgação do PE, chefiada pelo eurodeputado Carlos Coelho que está, em Portugal, para prosseguir na recolha de dados relativos à investigação deste vergonhoso caso, tem sido submetida a tratos de polé. (ver as "peripécias" na imprensa de hoje).
A já indisfarcável falta de colaboração, as sucessivas barreiras (nem sala para reunira foi disponibilizada!), mostram (indiciam) que há algo a esconder.
E, havendo, podemos desde já adiantar que será grave. Situa-se na sensível área dos Direitos Humanos, onde não há atenuantes.