Os deuses dos animais

Se os cavalos fossem crentes, certamente que o seu deus teria relinchado mandamentos e concedido a ferradura de ouro aos mais devotos. Havia de proibir-lhes o pasto viçoso pela quaresma e a ração de aveia às sextas-feiras. E se, porventura, os cavalos de raça fossem lascivos, impor-lhes-ia restrições à cópula, limitando-a à égua própria e vitalícia para fins meramente reprodutivos.

Se os cavalos fossem dados à metafísica, saberiam converter em benta a água dos rios e a das fontes e aprenderiam a ajoelhar-se à passagem dos bispos dos cavalos e a rastejar perante o papa.

Se os cavalos se dessem à beatice, como os humanos, o deus estaria rodeado de éguas que relinchariam hinos e cavalinhos que o louvassem. Algumas éguas ficariam virgens para o glorificar e outras professariam em estrebarias, para sua maior glória.

A fé tem obrigações e os cavalos haviam de arranjar burros que lhes levassem a palha e algum camelo que transportasse o andor com a Égua Lusitana ou com o cavalo de Alter do Chão, quando organizassem procissões equestres.

Não faltariam devoções pias, dias santos com rações suplementares de cevada e festas anuais, sem cabresto nem bridão, para poderem relinchar hossanas, mas não falhariam as esporas para punir o garrano que cobiçasse a égua alheia nem selins apertados para os que não cumprissem as devoções pias.

Se o deus que os homens da Idade do Bronze inventaram e nos legaram fosse amante de touradas, só os aficionados teriam direito ao Paraíso. Os toureiros seriam anjos, santos os forcados e o Campo Pequeno uma catedral.

Os cabos seriam apóstolos e os rabejadores bem-aventurados destinados aos altares. Os bispos trocariam a mitra pelo barrete e o báculo pela muleta. Os cavaleiros, forcados, bandarilheiros, novilheiros, campinos e outros intervenientes seriam os eleitos em vez de padres, freiras, diáconos, beatas e outros avençados do divino. E para agradarem a deus, os beatos fariam lides com o capote e cravariam ferros curtos por devoção.

O matador seria um cruzado com indulgências plenas e o forcado colhido numa tourada teria assegurada a ascensão ao céu onde o esperariam virgens, mel e outras iguarias.

Talvez os membros das associações protectoras dos animais tivessem de se remeter à clandestinidade e, denunciados pelo inteligente, pagassem o atrevimento servindo de churrasco numa fogueira erguida para preservar das heresias as touradas e as boas pegas.

Comentários

Julio disse…
Adorei ler!
Brilhante!
E o deus dos cavalos, qual o seu nome?
Jeovalo?
Pai de Família disse…
Este texto é de um mau-gosto e de uma boçalidade nada frequentes nos escritos de Carlos Esperança.

Ironia, sim, mas com limites.
O Etilista disse…
"Se os bois, cavalos e leões tivessem mãos e fossem capazes de desenhar com elas e fazer as mesmas coisas que os homens, os cavalos desenhariam deuses em forma de cavalos, os bois em forma de bois e os leões em forma de leões e os deuses assumiriam a forma da espécie que a desenhasse"

(Xenófanes)
Obrigado pela citação, RJ.
Julio disse…
Pai de família, não se admita tanta catolicidade.
O texto é uma brilhante paródia à estupidez religiosa do povo.
Sabia que milhares de atores e agentes das grandes SEITAS deste mundo vivem parasitariamente à custa da proteção oferecida em moeda por defensores como você?
Por amor de Deus, vamos acabar com a elevação da religião acima do vil e desonesto!
Wanderley Veras:

Já tinha saudades suas.

Abraço.
Unknown disse…
Para além de excepcionalmente bem escrito e de um humor acutilante, pepassa nas entrelinhas uma vasta cultura e uma crítica àqueles que vivem da venda de pedaços de céu a troco de ignorância.
Escreve-se MUITO bem por aqui...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides