Decisão do STA é a vitória do bom senso

Expirou a infeliz novela que deixou os lixos à solta enquanto os protectores, sem bases científicas, ganharam protagonismo e aturdiram as populações com perigos que o actual estado da arte desconhece.

A co-incineração de resíduos, em Souselas, pode ser retomada, de acordo com a decisão do Supremo Tribunal Administrativo (STA), que faz prevalecer a sentença do Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra.

A Câmara de Coimbra e a AR não acataram a decisão, previamente aceite, da comissão científica independente, por lutas partidárias onde Carlos Encarnação desviou a atenção da sua gestão desastrosa com a ameaça dos perigos que dizia combater. Quis impedir a circulação para Souselas dos resíduos industriais cuja eliminação térmica aí terá lugar.

Há derrotados políticos nesta novela onde se desrespeitaram os cientistas da Comissão Independente. Foram derrotados: os deputados do PS por Coimbra da legislatura de então; o PSD, onde Durão Barroso dizia que não lhe faltavam cientistas para afirmar o que ele quisesse, numa atitude de desprezo pela ciência e pelos cientistas do PSD; Castanheira Barros, o advogado que, de vitória em vitória, acabou na derrota final; o ambiente, que suportou resíduos tóxicos cuja eliminação térmica devia ter acontecido há anos; o erário que suportou os encargos da exportação para outros países onde foram co-incinerados os resíduos; o provedor do PSD para o ambiente e o litigante Carlos Encarnação, ambos da Câmara de Coimbra.

Perdeu o País enquanto não se esgotaram os expedientes para resolver um problema de saúde pública. Ninguém ganhou, salvo as vaidades ao serviço de interesses partidários, com graves prejuízos para o País.

A providência cautelar interposta pela Câmara de Coimbra foi lesiva do interesse público. Quem paga os prejuízos causados ao ambiente e à economia nacionais?

Comentários

andrepereira disse…
Muitas pessoas usam armas de arremesso político e depois deixam-se levar pelo brilho das luzes da ribalta, como tontos palhaços num circo. De tudo o que aconteceu nestes anos o mais grave foi o ataque à ciência, aos cientistas e à comissão de peritos que avaliou a questão. A boçalidade com que se difama gente honrada e profissionais honestos merece o maior repúdio!
Rosalvo Almeida disse…
O pior, meus amigos, é que o BE já anunciou que quer cavalgar o PSD e fazer maioria para uma iniciativa legislativa que proiba a co-incineração! Não acham incrível que o PSD se deixe cavalgar? Eu, cá por mim, já acredito em tudo. Como se pode governar assim? Como pode ter vencimento uma tal demagogia? Só faltava que os partidos que perderam as eleições se juntassem para aprovar uma lei que proibisse o governo de governar mas não fossem obrigados a apresentar um governo alternativo. Terra queimada = quanto pior, melhor = bota-abaixo e depois alguém há-de pagar!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides