Osama bin Laden

A cúpula dirigente da Al Qaeda

Morreu, Osama Bin Laden, o chefe nominal da organização terrorista Al Qaeda, vítima de uma operação de forças especiais americanas no Paquistão. A “caça ao homem” durava há quase uma década e, perante o espanto do Mundo, mantinha-se - até ontem - infrutífera.

Ao que parece a operação de forças especiais contra Bin Laden visava a sua eliminação física. É de crer que o Mundo optasse pela sua captura seguida de julgamento num Tribunal idóneo, p. exº., no TPI. Tudo leva a crer de que os seus depoimentos seriam da maior importância para a Humanidade.

A eliminação de Osama Bin Laden tem um terrível e devastador efeito psicológico para a rede terrorista que montou e dirigia. Resta saber se – como tem sido afirmado aos 4 ventos – o Mundo, com a sua morte, ficou mais seguro.

Durante os últimos anos Osama bin Laden levou uma vida relativamente apagada [tratava-se de um fugitivo] mas continuava a ser o símbolo da sua organização. A batalha pela sua eliminação física foi ganha.

Ao que tudo indica a Al Qaeda continua viva. E será lógico esperar que a sede de vingança povoe a mente dos seus seguidores.
Será difícil substituí-lo na sua organização ao nível do estilo, da personalidade e, não esqueçamos, do financiamento. Mas Osama Bin Laden – a acreditar nas notícias a que o Ocidente tem acesso – não desempenhava desde há muito um papel relevante na complexa rede operacional da Al Qaeda. Morreu Osama bin Laden mas pouco sabemos como vão ser os tempos que se seguem…

Ayman al-Zawahiri, tem sido o nº. 2 de uma suposta hierarquia funcional e será, efectivamente, o cérebro da organização. Tomou, hoje, o lugar de Bin Laden como o homem mais procurado do Mundo. Terá, também, tomado nas suas mãos as rédeas da Al Qaeda.


Nada de tranquilizador para o Mundo. Estamos muito longe de poder declarar que ganhamos esta guerra [contra o terrorismo internacional].

Para já, a grande vitória é de Barak Obama que, hoje, terá garantido a sua reeleição como Presidente dos EUA.

Tudo o resto mantêm-se inseguro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides