NORUEGA: revista da Imprensa

(massacre num encontro de jovens social-democratas na ilha de Utoya)



"A polícia norueguesa evocou hoje um "fundamentalista cristão" para descrever o suspeito detido depois Oslo, 23 jul (Lusa) - A polícia norueguesa anunciou hoje que detinha um suspeito como responsável dos dois ataques perpetrados na sexta-feira em Oslo e nos arredores, mas não excluiu novas detenções.


Do duplo atentado, dos quais resultaram 91 mortos na sexta-feira em Oslo e nos arredores... (in Expresso) link
"…A polícia norueguesa identificou como um norueguês de 32 anos com "opiniões hostis ao islã" o suposto autor do duplo atentado cometido nesta sexta-feira em Oslo e em uma ilha vizinha à capital, que causou pelo menos 87 mortos.
O suspeito, detido após o massacre na ilha e identificado pela imprensa local como Anders Behring Breivik, agiu sozinho, segundo as investigações policiais em curso.
Em uma busca em seu domicílio após os ataques, a polícia encontrou várias mensagens postadas na internet com conteúdo ultradireitista e anti-islã, segundo declarações policiais à cadeia pública NRK…. ( in Noticias. terra.br) link



Death Toll Rises to 91 in Norway Attacks
OSLO - The Norwegian police on Saturday charged a 32-year-old man, whom they identified as a Christian fundamentalist with right-wing connections, over the bombing of a government center here and a shooting attack on a nearby island that together left at least 91 people dead. (in New York Times) link
Tradução livre: (OSLO - A polícia norueguesa acusou no sábado um homem de 32 anos de idade (na foto), que identificou como sendo um fundamentalista cristão com conexões com a direita, como o bombista de um centro de governamental e atacou a tiros em uma ilha próxima, que juntos deixaram pelo menos 91 pessoas mortas…)

La policía eleva a 91 los muertos por el doble atentado en Noruega
Al menos 84 fallecidos en un tiroteo en un campamento del partido laborista gobernante horas después de que un coche bomba causase otros siete muertos en Oslo.- Un noruego vinculado a la ultraderecha ha sido arrestado y se le acusa de ambos ataques… (in El Pais) link
Oslo explosion: 'It was complete chaos. I could hear screams and see corpses'
Terrorist attack on government offices leaves bodies lying among shattered and burning buildings in centre of Norway's capital. (in The Guardian) link
Tradução livre: (Explosão em Oslo: ‘Foi um caos completo. Eu podia ouvir gritos e ver cadáveres’
O ataque terrorista nos escritórios do governo deixou corpos estendidos entre os edifícios destruídos e queimou o centro da capital da Noruega)

Norvège : un "fondamentaliste chrétien" inculpé... (in Le Monde) link

...




O fundamentalismo religioso persegue a Humanidade desde tempos imemoriais. Os fundamentalistas são por norma ultraconservadores e levam a prática da sua crença ao limite do racional. Amiudadas vezes usam a violência para imporem as crenças ou para combaterem “infiéis”. Existem, praticamente, em todas as religiões sendo visíveis “essas atitudes” entre os adeptos do cristianismo, judaísmo e islamismo.

O fundamentalista – qualquer que seja a sua filiação – acredita cegamente em dogmas religiosos, rejeita o diálogo e cultiva – pelo menos em relação aos outros – a intolerância. O “outro” é o símbolo do mal e, na sua concepção paranóica, constitui uma ameaça que urge combater ou destruir.

Nos tempos modernos, os fundamentalistas estão apostados em esvaziar a sociedade e o Mundo do seu conteúdo cultural, deturpam a História e vivem à volta de falsas convicções. A sua principal e transcendente “ocupação” (e preocupação) é conceber e alimentar um clima de ameaça e, oportunamente, passar a acção. São um pesadelo para Humanidade nos termos que a concebemos na Era Contemporânea. Tornaram-se párias da sociedade e, por isso mesmo, perigosos. Odeiam a secularização da sociedade e a laicidade dos Estados. Vivem obcecados pelo temor de que “os fundamentos” da(s) sua(s) religião(ões) sejam destruídos pela liberdade e que a evolução do saber, do conhecimento e a aceitação da modernidade acabem por inculcar e transformar o Homem num ser civilizado que lhes escape à dominação (absurda).

Terá sido esta cascata de medos, irracionalidades, incongruências e ódios que “fundamentou” a tragédia norueguesa de ontem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides