Vitória da Humanidade

O ESTADO DE ILLINOIS ELIMINA OFICIALMENTE A PENA DE MORTE link

A luta pela eliminação da pena de morte neste Estado remonta ao antigo governador (republicano) George Ryan [1999-2003] que, pouco antes de abandonar o cargo, afirmou:
Devido ao fracasso espectacular para reformar o sistema, porque observamos que não houve justiça em numerosos casos de condenados à morte e porque o sistema da pena capital em Illinois é arbitrário, caprichoso e imoral, não continuarei alimentando a máquina de morte…

Nunca é demais sublinhar um sábio pensamento de um célebre americano:
"A pena capital é tão fundamentalmente errada como cura para um crime como a caridade é errada como a cura da pobreza"...
Henry Ford

Comentários

No meu fraco entender,direi que se se tratar de crimes de morte que não deixam dúvidas de que foi o seu autor,o assassino merece que se lhe ponha um baraço ao pescoço.
Só em casos de legítima defesa ou por acidente involuntário que origine a morte de outrem,então há que ter em conta as circunstâncias
em que se deu a morte e o castigo será conforme o que o Tribunal
decidir em justiça.
A Justiça de olhos vendados/
nem sempre vê a razão/e por vezes erra a decisão/e faz dos justos, culpados.
Já agora, aqui ficam 2 ditos provocatórios, de Ramalho Ortigão, n' «As Farpas».

A 1.ª é uma citação de um autor francês:
«Estou de acordo que se acabe com a pena de morte. Que os assassinos comecem por dar o exemplo!»

A 2.ª é dele (e cito de memória):
«Como deixou de haver pena de morte em Portugal, se alguém matar o meu pai ou um dos meus filhos vai para a cadeia para ser regenerado. Assim sendo, eu prefiro esvaziar as 5 balas do meu revólver na cabeça desse assassino, e ir eu para a cadeia para me regenerarem a mim».

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides