Mensagens populares deste blogue
A FRASE
Por
Carlos Esperança
-
A descolonização trágica e a colonização virtuosa
Por
Carlos Esperança
-
Ramalho Eanes referiu como trágica a descolonização em que «milhares de pessoas foram obrigadas a partir para um país que não era o seu». Tem razão o ex-PR cujo papel importante na democracia e o silêncio o agigantou depois da infeliz aventura por interposta esposa na criação do PRD e da adesão à Opus Dei, sempre por intermédio da devota e reacionaríssima consorte, que devolveu o agnóstico ao redil da Igreja. Eanes distinguiu-se no 25 de novembro, como Dinis de Almeida no 11 de março, ambos em obediência à cadeia de comando: Costa Gomes/Conselho da Revolução . Foi sob as ordens de Costa Gomes e de Vasco Lourenço, então governador militar de Lisboa, que, nesse dia, comandou no terreno as tropas da RML. Mereceu, por isso, ser candidato a PR indigitado pelo grupo dos 9 e apoiado pelo PS que, bem ou mal, foi o partido que promoveu a manifestação da Fonte Luminosa, atrás da qual se esconderam o PSD e o CDS. Foi nele que votei contra o patibular candidato do PSD/CDS, o general Soares...
Comentários
As semelhanças podem ser integrais e mais complexas.
As mulheres das fotos podem efectivamente ser as mesmas, com o mesmo tipo de vestes. A cor das mesmas ou outro tipo areal nada importam.
Em termos de identidade (individual) existem, em ambas as fotos, tanto uma absoluta analogia, como está subjacente uma feroz anulação.
De facto, e para além de determinações de índole religiosa estatuídas há séculos, em ambas as situações fotografadas, as mulheres estão totalmente condicionadas na liberdade de vestir-se, ou na sua conduta pública, por uma dogmática concepção e monitorização oriundas (concebidas com base) de ancestrais relações de poder, no caso vertente relacionadas com privilégios de género e de 'posse', que esvaziam - na íntegra - as (capacidades de) escolhas pessoais (liberdades individuais).
É isto de ambas as representações fotográficas podem esconder de uma 'olhada' à 'vol d'oiaseau'...
São costumes desses países... Tudo bem, é lá com eles, mas a foto de cima não tem nada a ver com a debaixo !!