Professor João Lobo Antunes


Morreu o Professor João Lobo Antunes um cidadão que deixa uma indelével marca na Medicina portuguesa e na Cultura nacional.

O desaparecimento físico desta personagem deve constituir um lancinante questionar dos caminhos que a qualificação pessoal e profissional coloca par a par com o exercício de cidadania e as questões civilizacionais.

João Lobo Antunes, é um exemplo acabado de realização da ‘profecia’ de um outro vulto da Ciência – Abel Salazar - que assegurou: “Quem só sabe de Medicina, nem de Medicina sabe…”. Esta consciente opção de mundividência acabou por nortear a sua vida e granjear o respeito dos ‘outros’.

A simbiose que o Professor João Lobo Antunes foi capaz de construir e alimentar, durante toda a vida, entre diferenciação profissional, atividade cultural, postura humanitária e participação cívica é, no essencial, a ‘pesada herança’ que João Lobo Antunes deixa às novas gerações de portuguesas e portugueses que, nas condições adversas do presente, lutam pela realização pessoal, profissional e cidadã.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nigéria – O Islão é pacífico…

A ânsia do poder e o oportunismo mórbido

Macron e a ‘primeira-dama': uma ‘majestática’ deriva …