Abraçar ou arrochar…?

Hoje, 21 de Janeiro, comemora-se nos EUA o ‘National Hug Day’, isto é, um dia em que os americanos são incentivados a abraçarem-se, sejam família, amigos ou desconhecidos.

Nos últimos tempos assistimos a amplexas manifestações reconciliatórias num dos partidos do arco parlamentar - o PSD.
Vimos Rui Rio ser efusivamente abraçado por Filipe Menezes, no Conselho Nacional no Porto, e, alguns dias depois, no conclave PDS-Madeira, Miguel Albuquerque repetiu o gesto com Alberto João Jardim.

Claro que estes gestos têm o seu significado e o seu contraditório. Não podemos ignorar que Filipe Menezes foi violentamente zurzido por Rui Rio quando o primeiro se candidatou à Câmara do Porto e, por outro lado, Miguel Albuquerque desafiou abespinhadamente a longa liderança de Alberto João Jardim nas terras de Zarco quando este pretendia manter a suspense sobre a sua sucessão.

Todavia, a ‘classe política’ tem a preocupação de, quando ‘apertada’ à volta de intestinas quezílias, dar sinais, para o exterior, muito apaziguadores.
O significado destes abraços é muito impessoal, díspar e na maior parte das vezes hipócrita. Em primeiro lugar, trata-se da difusão mediática de ilusões de acalmia no meio de tempestades que, ou estão instaladas, ou se avizinham. Será um fático sossego na ameaça de crescente desassossego.

Resta saber o que está por detrás. Se a sincera afetividade ou uma atitude tática. Estas enfáticas manifestações afetivas, de apoio, de intimidade não têm o condão de sanar divergências, nem são verdadeiras reconciliações. São fogos fátuos.

Se Rui Rio não obtiver um bom resultado para o PSD nas eleições europeias e nas legislativas o ‘abraço’ de Menezes transformar-se-á num outro gesto. Provavelmente, do mais intenso repúdio. Na Madeira será o mesmo: Se o PSD perder o Governo Regional, Miguel Albuquerque não escapará à ira de Alberto João Jardim.

Grande parte destes amplexos são ‘abraços de urso’. Isto é, aquele aperto que é dado, antes do ataque eminente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides