«Ateísmo-Cristão»
Por Onofre Varela
Em 1945, quando soldados das tropas aliadas entraram nos campos de concentração nazis, não queriam acreditar no que viam. Seres humanos esqueléticos e pilhas de cadáveres, era o que restava dos prisioneiros judeus. O general Eisenhower pediu a quem tivesse máquinas fotográficas para tomarem o maior número possível de imagens, pois haveria de vir um tempo em que alguém se ocuparia em negar o que eles testemunhavam (premonitório!).
Passado o natural estupor provocado pelo conhecimento das atrocidades cometidas na guerra, a realidade da condição humana foi alvo de profundas reflexões. A religião, enquanto refúgio das almas, não sabia explicar o abandono dos mais fracos e desprotegidos. Os crentes mais directamente atingidos pela tragédia sentiam legitimidade para perguntar: “Onde estava e que fazia Deus, quando os nazis eliminavam o seu povo eleito em câmaras de gás?!”…
Não era fácil responder às interrogações daqueles que se consideravam burlados no conceito que sempre lhes alimentara a esperança e que tão cruamente os desiludira! Por isso urgia assumir a necessidade da revisão de conceitos culturais e religiosos que tinham perdido todo o significado e o carisma que possuíam antes da guerra.
A revista portuguesa de actualidades “Vida Mundial”, que semanalmente chegava às bancas pelo preço de 5$00 (€ 0.025), numa edição do mês de Julho de 1969 divulgava a preocupação de alguns intelectuais num texto intitulado “Os Teólogos da Morte de Deus”.
Rudolf Karl Bultmann (1884-1976), teólogo alemão perito em história das religiões, era um dos intelectuais que alinhavam na nova atitude. Anunciou a necessidade da proclamação moderna do Evangelho “sem que os ouvintes se sintam obrigados a adoptar a mentalidade e a cultura dos homens do começo da era cristã”.
Bultmann chamava a atenção para o facto de o Novo Testamento ser mitológico, e preocupava-se com a questão de como propor o verdadeiro conteúdo da mensagem cristã. “Esta exprimiu-se nos primeiros séculos segundo um determinado número de ideias, de imagens, de referências tomadas da cultura de então, cuja forma de pensar era mítica, isto é, apresentava as realidades divinas, transcendentes, em termos deste mundo. Ora, essa forma de pensar já não é a nossa!”.
Impunha-se a desmistificação da mensagem cristã tornando-a compreensível na simples e natural dimensão humana, abandonando a ideia de se ter em Jesus Cristo (JC) um mediador da divindade.
Mas Bultmann foi mais longe nas suas considerações. Argumentando que desde o século I o entendimento evoluiu de tal modo que a concepção do mundo e o aparecimento do Homem são matérias que já não podem ser consideradas da mesma maneira, defendia que a ressurreição de Cristo devia ser considerada como mito. Não a rejeitava enquanto mensagem de fé, mas entendia que deveria fazer-se a separação dos conceitos, já que, na realidade, JC não ressuscitou!…
O seu contemporâneo Thomas J. L. Altizer, também teólogo, navegava nas mesmas águas e propôs a ideia do “Ateísmo-Cristão”, fundamentando-se em estudos que lhe permitiam concluir que “o Deus soberano, absoluto, opressivo e transcendente, morreu em Jesus Cristo. Deus aniquilou-se a si próprio para que uma nova manifestação do espírito pudesse aparecer sob uma forma profana. A morte de Deus deveria ser saudada pelos cristãos como um acto redentor que liberta o homem da escravidão a uma divindade despótica que lhe permite aguardar, confiante, uma nova epifania do Espírito no mundo”.
Estas eram as preocupações de alguns homens de religião despoletadas pela guerra, pelos horrores e pelas atrocidades que se conheceram em 1945. Hoje, perante estes discursos de teólogos daquele tempo, se eu não conhecesse nada mais do que se lhes seguiu, diria que a Igreja os ouviu, entendeu, aprendeu e se modernizou… mas quando assisto a uma missa, observando o que ali acontece, se diz e se sente, retrocedo para a Idade Média! Constato que a Igreja não ouviu estes seus pensadores, nem nada de mais actual e importante transmitiu à sua clientela consumidora de missas, do que aquilo que vem transmitindo desde o tempo em que a a Igreja era a dona do pensamento medieval… e agora, o mesmo conceito religioso tem nas seitas de aviário (ditas Evangélicas!...) o “braço armado da crença”, com assento em Parlamentos na defesa de ideais retrógrados… se não, mesmo, criminosos!
Isto (acontecendo oito décadas depois de terminada a Segunda Guerra Mundial) parece-me negativamente impressionante e alimenta a minha preocupação e desconfiança no modo como o comportamento da Humanidade se vai manifestar no futuro mais próximo.
(Por preguiça de aprender novas regras, o autor não obedece ao último Acordo Ortográfico. Basta-lhe o Português que lhe foi ensinado na Escola Primária por professores altamente qualificados)
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