O luminoso SOL e a central de intoxicação da extrema-direita

O luminoso SOL e a central de intoxicação da extrema-direita

O semanário Nascer do SOL, cujo financiamento era interessante conhecer-se, tem na capa o nome de Mário Ramires e, no conteúdo, o veneno. Aproveito para o folhear no quiosque onde compro o Expresso e o Público, ignorando quem financia o jornal que raramente encontra comprador.

Recentemente publicou uma fotografia de um antigo Presidente da AR, por inerência então Conselheiro de Estado, com o seguinte e importante anúncio, para ser lido nos escaparates: Santos Silva excluído do Conselho de Estado.

A capa, que aqui se reproduz, mereceu a atenção de imbecis aprovados com distinção e louvor nas sarjetas da extrema-direita. É um regalo ver analfabetos funcionais a debitar insultos ao político e académico e a regozijarem-se com a expulsão de Santos Silva do órgão de aconselhamento do PR. Até pessoas de bem e com alguma literacia política caíram no logro e aproveitaram a debitar insultos por não gostarem do político.

***

Para os distraídos ou menos informados, lembro a composição do Conselho de Estado:  

Membros Natos: Presidente da República; Presidente da Assembleia da República; Primeiro-Ministro; Presidente do Tribunal Constitucional; Provedor de Justiça; Presidentes dos Governos Regionais (Açores e Madeira); Ex-Presidentes da República.

- Membros designados pela AR – 5 (PSD-2; Chega – 1; PS – 1; IL – 1 (atual legislatura).

- Membros designados pelo PR – 5

Conselheiros de Estado designados pelo PR Marcelo:  Cinco cidadãos designados pelo PR pelo período correspondente à duração do seu mandato: António Lobo Xavier; Joana Carneiro; Leonor Beleza; Lídia Jorge; Luís Marques Mendes.

***

Não integrando o Doutor Santos Silva o Conselho de Estado não se vê como pode ser excluído de um órgão que não integra. As personalidades excluídas, na pitoresca e falsa informação serão: António Lobo Xavier; Joana Carneiro; Leonor Beleza; Lídia Jorge; Luís Marques Mendes.

Claro que também os meus diletos e eu próprio seremos excluídos, segundo o critério informativo do referido pasquim.  

Não é provável que António José Seguro escolha qualquer de nós.


Comentários

Albino Manuel disse…
Eleições para o Conselho de Estado na AR previstas para dia 27 deste mês. Ao que li.

Mensagens populares deste blogue

Coimbra - Igreja de Santa Cruz, 11-04-2017

O Sr. Duarte Pio e o opúsculo