A sentença de Saddam
EUA congratula-se com confirmação, UE apela para que pena de morte não seja executada
A União Europeia e os Estados Unidos reagiram de modo diferente quanto à confirmação da pena de morte de Saddam Hussein. Washington saudou a decisão do supremo tribunal iraquiano, enquanto Bruxelas pediu a Bagdade para que a sentença não seja executada.
Um porta-voz do líder xiita radical Moqtada Sadr considerou hoje que a decisão foi “um presente” para o povo iraquiano e pediu para que o enforcamento seja transmitido em directo para todo o mundo islâmico.
Conclusão: O fundamentalista cristão evangélico Geoge W. Bush e o líder xiita radical Moqtada Sadr têm a mesma visão grotesca da justiça – um acto de vingança.
Comentários
uns matam, outros reprimem, outros enganam o povo.
Todo o discurso do "Eu quero posso e mando" é pura tirania.
há muitos nomes, alguns até queridos das suas sociedades.
Acredite, EU tenho memória, vejo ainda bem (felizmente), e não uso elementos laterais limitativos de visão; nunca deixei e espero que mesmo o avanço da idade me reserve um "espacinho" para a racinoalidade de pensamento.
Agora não deixei é de ser convicto.
Não entro muito por comparações, antes analiso caso a caso, sem esquecer nenhum.
1º a pena de morte é um acto miserável, praticável em países bárbaros.
2º nesta situação é um risco tremendo, pelas reacções que terá no Iraque, esperemos para ver.
3º acima de tudo, esta pena capital, para Saddam é um acto de misericórdia. Mais lógico seria, condená-lo a prisão perpétua, para que o ditador/assassino, sofresse em vida, o vexame da prisão e o ódio do seu povo.
Ridículo também, a transmissão televisiva do acto de execução, próprio de gente selvagem...