Mensagens populares deste blogue
Divagando sobre barretes e 'experiências'…
Por
e-pá!
-
Um dos homens que em Portugal sabe desta ‘poda’ (financeira), isto é, das suas ' maningâncias ' assente num saber camoniano (de 'experiência feito') é João Rendeiro (de sua graça) que resolveu produzir sobre o ‘caso GES/BES’, em desenvolvimento, algumas afirmações deveras preocupantes. Trata-se de um expert que sendo, neste momento, um dos principais arguidos no processo BPP ostenta publicamente o ‘ savoire faire ’ relativo a estas coisas e é tido pelos ‘ mercados ’ como um analista qualificado (que terá apreendido com o ‘desastre BPP’). Este ex-banqueiro (actualmente está inibido de exercer essa ‘profissão’) que virou comentador económico-financeiro na blogosfera ( link ; link ) admite que o impacto na economia gerado pela ‘crise GES/BES e associados’ poderá ser quantificado numa queda do PIB que atingirá 7,6% link . Até aqui as preocupações políticas (do Governo e dos partidos) têm-se centrado sobre quem vai pagar a falência do Grupo (BES incluído) e as c
26 de agosto – efemérides
Por
Carlos Esperança
-
1789 – A Assembleia Constituinte francesa aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. (Fizeram mais os deputados franceses num só dia do que todos os clérigos desde que o deus de cada um deles criou o Mundo). 1931 – Tentativa de golpe de Estado em Portugal contra a ditadura. (Há azares que se pagam durante duas gerações. Este levou quase 43 anos a reparar). 2004 – O Supremo Tribunal do Chile retirou a imunidade ao antigo ditador Augusto Pinochet. (Vale mais tarde do que nunca).
Comentários
Olhe para o cabeçalho, verá que este último diz respeito a Outubro-Janeiro do ano passado. Nessa altura para além das presidenciais discutia-se o orçamento de estado, logo o valor elevado de louça e Jerónimo explica-se pelo facto de ser simulatâneamente candidatos a candidato e líderes de partidos com representação parlamentar.
E as dos outros, ora Soares aparecia em dois campos: candidato do PS e portanto em directa oposição a Cavaco, e candidato que tirou o lugar a Alegre. Daí a sua elevada exposição: duas batalhas, duas notícias. alegre e Cavaco em pré-campanha (com Soares como opositor directo comum e ainda não como adversários directos) aparecem com o mesmo número.
Os seus gráficos anteriores representam a exposição de 2 a 8 de Janeiro, ainda pré-campanha, mas com candidatos definidos e autorizados pelo TC. Aí sim é de estranhar a usència de GP. Contudo esses gráficos espelham melhor a distribuição de tempo de antena, pois nessa altura só as presidênciais interessavam.
Percebo que queira mostrar-se coerente, honesto e não manipulador, mas há vezes que a honestidade e a coerència é aproveitada de forma ignóbil por outros.
Apresentar o gráfico sem explicar que os períodos são diferentes e que a exposição mediática devido a assuntos que iam para além das eleições a PR enviesam os dados pode levar os incautos (os que não sabem ler gráficos, tais como os autores do Martinho dºArcada que confundem subamostras com amostras) a pensar que afinal os media são dominados pela extrema esquerda.
Mais uma vez percebo que não quisesse dizer tudo isto, percebo que intuisse que quem quisesse ler os gráficos correctamente faria uma leitura análoga, mas como no pulo-do-lobo o aproveitamento erróneo de estatísticas mal feitas foi uma constante penso que a chamada de atenção é necessária.
Finalmente saúdo-o pela forma como manteve o debate neste blog, podemos não concordar em tudo, mas quando duas pessoas discutem, podendo não chegar à mesma conclusão, podem sempre perceber a conclusão do outro. Esta saudação é tb para todos os que participaram no debate sem insultos.
Devido à hora, limito-me a agradecer-lhe a forma e o conteúdo da sua intervenção.
Voltaremos na segunda-feira, estou certo. Até lá, talvez me limite a colocar uma crónica publicada no Jornal do Fundão.
Sabes muito Esperancinha... estavas-te a esquecer deste, não foi safado!!!,... sabes tanto!!!