Quem domina a informação? - O gráfico que faltou


A mais elementar honestidade obriga-me a publicar este gráfico para que um leitor me alertou.

Comentários

Anónimo disse…
pois é
el s (pc) disse…
Carlos, espero que não leve a mal este post, mas a sua actualização dos dados mostra que se rendeu a mais um logro de quem não sabe ler gráficos (o que não tem sido o seu caso, diga-se).
Olhe para o cabeçalho, verá que este último diz respeito a Outubro-Janeiro do ano passado. Nessa altura para além das presidenciais discutia-se o orçamento de estado, logo o valor elevado de louça e Jerónimo explica-se pelo facto de ser simulatâneamente candidatos a candidato e líderes de partidos com representação parlamentar.
E as dos outros, ora Soares aparecia em dois campos: candidato do PS e portanto em directa oposição a Cavaco, e candidato que tirou o lugar a Alegre. Daí a sua elevada exposição: duas batalhas, duas notícias. alegre e Cavaco em pré-campanha (com Soares como opositor directo comum e ainda não como adversários directos) aparecem com o mesmo número.
Os seus gráficos anteriores representam a exposição de 2 a 8 de Janeiro, ainda pré-campanha, mas com candidatos definidos e autorizados pelo TC. Aí sim é de estranhar a usència de GP. Contudo esses gráficos espelham melhor a distribuição de tempo de antena, pois nessa altura só as presidênciais interessavam.
Percebo que queira mostrar-se coerente, honesto e não manipulador, mas há vezes que a honestidade e a coerència é aproveitada de forma ignóbil por outros.
Apresentar o gráfico sem explicar que os períodos são diferentes e que a exposição mediática devido a assuntos que iam para além das eleições a PR enviesam os dados pode levar os incautos (os que não sabem ler gráficos, tais como os autores do Martinho dºArcada que confundem subamostras com amostras) a pensar que afinal os media são dominados pela extrema esquerda.
Mais uma vez percebo que não quisesse dizer tudo isto, percebo que intuisse que quem quisesse ler os gráficos correctamente faria uma leitura análoga, mas como no pulo-do-lobo o aproveitamento erróneo de estatísticas mal feitas foi uma constante penso que a chamada de atenção é necessária.

Finalmente saúdo-o pela forma como manteve o debate neste blog, podemos não concordar em tudo, mas quando duas pessoas discutem, podendo não chegar à mesma conclusão, podem sempre perceber a conclusão do outro. Esta saudação é tb para todos os que participaram no debate sem insultos.
Anónimo disse…
El-sniper:

Devido à hora, limito-me a agradecer-lhe a forma e o conteúdo da sua intervenção.

Voltaremos na segunda-feira, estou certo. Até lá, talvez me limite a colocar uma crónica publicada no Jornal do Fundão.
Anónimo disse…
é bom não esquecer que estar em antne nem sempre ébom. podemos ter o dobro do tempo de antena que os nossos adversários se as notíias se destinaem a ridicularizar oum dos candidatos ou mostrarem imagens manipuladas de cadeiras vazias quando apenas essamesaestava vazia e por aí em diante, podemos ter mais tempo deantena mas será semre tempo de antena negativo.
Anónimo disse…
ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh...
Sabes muito Esperancinha... estavas-te a esquecer deste, não foi safado!!!,... sabes tanto!!!
Anónimo disse…
Where did you find it? Interesting read »

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides