O PR e a Ota
O PR perdeu a sua reserva defensiva e explanou uma posição, aparentemente, do tipo salomónico, sobre o novo aeroporto.
Propõe um consenso "técnico-político", sobre a localização do novo aeroporto. É, antes de tudo, sintomática esta intromissão na área governamental.
Significa, antes de mais, que a decisão governamental de localizá-lo na OTA, começa a apresentar fragilidades. Mário Lino, não tem sido feliz, nem eficiente, na defesa da opção OTA. É essa a oportunidade que Cavaco pretende aproveitar.
O Governo, por melhor co-habitação que deseje, não pode ceder neste ponto. As estratégias de desenvolvimento, do que o investimento público faz parte, são da competência do Governo. Vai ser julgado por isso (e por outros parâmetros da sua actividade) nas próximas legislativas. Não pode, portanto, acocorar-se. Provavelmente, terá de mudar de táctica. Sócrates ver-se-à confrontado com a necessidade de avocar este assunto para o seu gabinete e reformular (melhorar) a argumentação, tornando-a mais inteligente, mais discreta... com menos gaffes.
Entretanto, o primeiro passo já foi dado. Cavaco quer o assunto no Parlamento. Não se sabe para quê. Não vai, com certeza, ser elaborada uma Lei sobre as localizações de aeroportos...
Pretende-se, isso sim, alimentar a "chicana política", manter a questão em "banho maria", contestar a decisão política (já tomada), desautorizar o executivo.Se as manobras não resultarem, a Direita, pela voz de Cavaco, ou não (adiante se verá), pedirá (exigirá) um referendo.
É esta a estratégia habitual da Direita...
Já a conhecemos!
a) e- pá
Propõe um consenso "técnico-político", sobre a localização do novo aeroporto. É, antes de tudo, sintomática esta intromissão na área governamental.
Significa, antes de mais, que a decisão governamental de localizá-lo na OTA, começa a apresentar fragilidades. Mário Lino, não tem sido feliz, nem eficiente, na defesa da opção OTA. É essa a oportunidade que Cavaco pretende aproveitar.
O Governo, por melhor co-habitação que deseje, não pode ceder neste ponto. As estratégias de desenvolvimento, do que o investimento público faz parte, são da competência do Governo. Vai ser julgado por isso (e por outros parâmetros da sua actividade) nas próximas legislativas. Não pode, portanto, acocorar-se. Provavelmente, terá de mudar de táctica. Sócrates ver-se-à confrontado com a necessidade de avocar este assunto para o seu gabinete e reformular (melhorar) a argumentação, tornando-a mais inteligente, mais discreta... com menos gaffes.
Entretanto, o primeiro passo já foi dado. Cavaco quer o assunto no Parlamento. Não se sabe para quê. Não vai, com certeza, ser elaborada uma Lei sobre as localizações de aeroportos...
Pretende-se, isso sim, alimentar a "chicana política", manter a questão em "banho maria", contestar a decisão política (já tomada), desautorizar o executivo.Se as manobras não resultarem, a Direita, pela voz de Cavaco, ou não (adiante se verá), pedirá (exigirá) um referendo.
É esta a estratégia habitual da Direita...
Já a conhecemos!
a) e- pá
Comentários
Nem lá falta a ronha paroquial do PR, que apesar de tudo sai demasiado bem tratado.
Foi ele o primeiro-ministro dos dez anos fulcrais do Portugal de hoje.
Mais que ninguém, teve dinheiro e votos.
E não passou dum aprendiz de feiticeiro.
Indique as fontes das acusações que, pela sua gravidade, devem ser comunicadas ao MP.
Doutro modo não passam de graves calúnias e procure outro local para as divulgar.
Aplaudo ruidosamente o sanitário gesto. Já não era sem tempo!
As denuncias que fiz já estão na posse de quem em Portugal deve averiguar a matéria. Não sei se dará seguimento ou não.
No caso de não dar seguimento ao assunto, resta-nos alguma imprensa (a que não tem direito aos telefonemas de Socrates).
1. Todos foram unânimes desde há 30 anos em colocar o novo aeroporto na Ota.
2. Aí não existem propriamente interesses imobiliários instalados, para além dos terrenos necessários às infra-estruturas do aeroporto.
3. Um aeroporto na Ota ajuda a desenvolver a zona industrial de Leiria, a única que com os moldes tem mantido altos níveis de exportação, dá alento a uma nova zona de turismo do Oeste e serve Fátima - o segundo polo turistico nacional depois do Algarve.
4. Um aeroporto é uma arma de desenvolvimento que deve ser decidida politicamente. Uma casa para mim na Guarda era mais barata e de Pedra, mas não me dava geito vir todos os dias para Coimbra.
Então porquê este alarido ?
A) Na margem Sul estão os verdadeiros interesses imobiliários com Tróia, do Eng Belmiro - que é actualmente o líder da oposição desde a OPA à PT -, e com os empreendimentos do BES e Amorim, tudo na Península de Setúbal.
B) A Lusoponte que passaria a facturar no dia seguinte à decisão política e é dona de ambas as travessias e das que virão.
C) A oposição que temos, que vendo o Governo e PM em grande optou por morder nas botas já que não tem verdadeiras políticas alternativas às decisões tomadas ou em gestação.