Sobre a suposta decadência da Europa

Sempre que os EUA crescem mais que a Europa, os jornais ocupam as primeiras páginas e os editoriais devotando elogios ao modelo americano e anunciando a decadência do modelo económico europeu.
Quando a Europa cresce mais que os EUA é difícil encontrar mais do que algumas linhas sobre tal fenómeno!
Haverá ideologia nas redacções dos jornais económicos?

Comentários

Anónimo disse…
Claro que há. Os jornais económicos pugnam pelos seus anunciantes que desejam menos estado, menos impostos, etc. etc.
Interessante observar que a Goldman Sachs para o perioodo 1999-2004 observou qu o crescimento per caspita dos EUA foi igual ao da Europa.
Não nos poemos esquecer que o diferencial de crescimento populacional entre os dois blocos é de 0.7%, logo sempre que os números aparecem em bruot deve-se somar 0.7 à Europa, ou subtrair 0.7% aos EUA.

el s
Camarelli disse…
a pergunta é retórica, parece-me.

de qualquer modo, o objectivo desse comportamento tem resultado: a convergência do modelo económico europeu ao norte-americano.
Anónimo disse…
el s,

Por alguma razão o potencial de crescimento populacional dos estados unidos é bem superior ao da Europa. Não é uma dádiva de Deus ao povo americano concerteza.
É isso sim fruto da superioridade do seu modelo económico e social, capaz de atrair população jovem e altamente qualificada.
A diferença é que a Europa regozija-se de um crescimento de menos de 3%. Os Estados Unidos quando crescem a 2%, como agora, consideram isso uma fraca performance.

CM
Anónimo disse…
O que era a América antes das duas grandes guerras do seculo passado??

O que é a América em termos civilizacionais, cultura, valores, solidariedade??

É que se formos pelos critérios economicos, não tarda a China vai ser a maior economia do mundo e vão-me dizer que o modelo chinês é que é bom!!!


A América devido à sua numerosa população tem de tudo um pouco, o que há de melhor( uma minoria) o que há de pior( a maioria). Não me venham dizer que no sec. XXI o melhor sistema é o americano, onde a miséria co-habita já pacificamente e de forma indiferente com a mais luxuriante das fortunas. O "American dream" é um logro!! O sistema está feito para em cada 100 cidadãos do bronx, queens ou outro bairro do genero ascender socialmente um, e só se fala desse ..e os outros 99??? que instrução lhes é facultada? que cuidados de saude têm? A América cultiva uma separação clara entre os seres humanos em duas grandes classes, os predadores e as presas!!
Não é isso que queremos em Portugal, não é isso que queremos na União Europeia, e por favor portugueses e europeus que pensem dessa forma..vão para a América and "let us be".

Mais, mal por mal, com todas as diferenças que possa haver em entre os partidos portugueses, nunca tivémos um governante do nivel intelectual e cultural do Sr.Bush!!
Anónimo disse…
CM

Quando a Europa cresce a 2% e a América a 2.5% a variação per capita é de cerca 1.7% para a Europa e 1.5% para a América, é por isso que um crescimento de 2% nos EUA é problemático (1% em per capita).

Quanto às questões populacionais, os EUA atraem mais imigrantes, não só qualificados mas tb muitos não qualificados que pulam do México e da Am. latina para os EUA.
A suoerioridade é relativa, é preciso não esquecer que os imigrantes que vêm para a Europa costuma envelhecer e morrer na Europa, nos EUA os imgrantes retornam aos países de origem, não se envelhece nos EUA onde os custos de saúde são elevados.

Não quer isto dizer que um sistema é superior ao outro, mas um Europeu médio muito dificilmente aceitaria as condições impostas nos EUA.
Já agora se gosta tanto dos EUA pq não está a viver lá? Se calhar há razões, familiares, pessoais, que o mantêm cá. No modelo dos EUA isso é irrelevante, mas...

el s
Vítor Ramalho disse…
Quer queiram quer não a Europa esta refém do imperialismo americano.
Muitos jornalistas gostariam de copiar o modelo, entretanto o povo vive miseravelmente e os lucros do grande capital não param de aumentar.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides