A Hungria, a amnésia e o nazismo


A Hungria já esqueceu os 600 mil judeus assassinados pelos nazis, com a cumplicidade do Governo fascista local, em apenas dois anos, durante a guerra de 1939/45.

O antissemitismo no Novo Testamento é o demónio à solta na matriz genética de novos fascistas que desejam repetir o Holocausto. O terceiro partido parlamentar da Hungria é claramente fascista e antissemita. A manifestação contra a Assembleia Plenária do Congresso Mundial Judaico (CMG) e a marcha convocada pelo referido partido fascista «Jobbik», são um regresso aos tempos que precederam a 2.ª Grande Guerra. Acusam os judeus de quererem comprar o país, de serem responsáveis pela revolução bolchevique de 1919 e pelos assassinatos cometidos pelo regime estalinista de Mátyás Rákosi, na década de 50 do século passado.

O extremismo verifica-se na pureza rácica e na pertença religiosa que o Governo vem reivindicando com repúdio frontal da laicidade do estado e a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas oficiais.

A deriva extremista da Hungria é a reedição dos piores pesadelos da Europa de Hitler, Franco, Mussoli, Jozef Tiso e outros genocidas que ensanguentaram a Europa.

Um grupo de motoqueiros viu proibida uma marcha sob o lema sinistro «dar gás» para coincidir com a «Marcha pela vida» com que a comunidade judia homenageia as vítimas do Holocausto, integrada na 4.ª Assembleia Plenária do CJM, convocada para Budapest em solidariedade com a comunidade hebraica do centro europeu.

A gravidade da provocação nazi transcende tudo o que podíamos imaginar há poucos anos. É urgente acordar a Europa onde os demónios totalitários ressuscitam. Ninguém pode dizer outra vez que «não sabia». Estejamos atentos ao dia de hoje. Durante a tarde deste domingo podem aparecer notícias trágicas. Aliás, a besta fascista já acordou. Os partidos nazi-fascistas e os aventureiros populistas ganham terreno.

Nota: Artigo escrito com dados de El País, de 04-05-2013.  

Comentários

lamento informar que da última vez só pôs 400 ou 450 mil

judeus mortos claro

agora são 600 mil?

volto a relembrar que dos 400 mil do censo de 1934

ainda sobreviveram uns centos de milhares que emigraram antes de 1939
ou sobreviveram aos campos

em taxa de mortalidade de 150%

é coisa mais soviética

exterminámos 2000% dos kulaks

e a produção agrícola subiu 300%

acho que a amnésia deve ser de....

Se foram 400 mil ou 600 mil é o que menos interessa. Bastava que fosse um para já ser intolerável. Só que, como maquiavelicamente terá dito o "especialista" Stalin, "matar uma pessoa é um crime; matar um milhão é uma estatíatica".
A deriva nazi na Hungria é inadmissível. Mas essa "indisciplina" antihumanista não parece preocupar a União Europeia nem a sua Fuehrer de facto A. Merkel. Só se preocupam com a "indisciplina" que mexe com o "vil metal".
Caro Horta Pinto:

Estes dados foram tirados, como indiquei, do El País.

Claro que os negacionistas andam por aqui. O nazismo é a pátria dos xenófobos.
José Auzendo disse…
"Se foram 400 mil ou 600 mil é o que menos interessa.Bastava que fosse um para já ser intolerável". Dizer mais que isto é misturar alhos com bugalhos, é fazer a frase perder força, é desviar a atenção do principal. E o principal é que é ultrajante, inumano, selvagem, que alguém defenda o assassínio de quem quer que seja, de um ser humano que seja, mais ainda se for só por ter nascido de pais judeus, cristãos, ateus...
Auzendo
José Auzendo:

Os nazis pensam de forma diferente de nós.
José Auzendo disse…
Carlos Esperança

Todos "pensamos" de maneira diferente uns dos outros. Muitos são os que "pensam" que se deve matar: Iraque, Síria, Boston, Malásia, Nigéria, Palestina/Israel. E sempre assim foi, historicamente, como sabemos, também na Europa, desde há mil anos...E temos ainda a pena de morte...legalmente bem disseminada.

Nas sociedades em que se respeita a Vida como um valor fundamental, temos que ser firmes na denúncia destes crimes. Pouco mais poderemos fazer. Creio.
o nacional-socialismo é a pátria dos xenófobos?

vai lá ver com quem o doutor Ruah ou o Moisés Amzalak se davam, se calhar era com os indígenas

vai ser falasha em israel vai....

o socialismo deve ser a pátria dos xenos?
Nas sociedades em que se respeita a Vida como um valor fundamental,deixaram morrer na cadeia pós 25 de Abril 500 tipos só de 1977 a 1986
de overdose, de Hepatite B e C
de gangrena e até de Sida...

e as barracas da margem sul em santa maria marta de corroios são iguais às de 1974

têm é uma esquadra de polícia ao pé

é um upgrade?

fizeram o mesmo nos guetos sociais de barracas de 3 pisos feitos

respeitam a vida?

mas a vida de quem?

só se for a vossa...creio.


os nazis são socialistas

logo devem pensar da mesma maneira

aqui na concelhia pelo menos

tivemos um goebbels que até punha fados em louvor ao nosso....

as cassetes não duravam muito felizmente

as canetas também não

já os autocolantes inda têm cola

os bonés tão traçados

as t-shirts inda me servem

e o socialismo foi trocado pela ditadura do proletariado vai pra...

duas dúzias de t-shirts

só me restam umas 8

fizeram verdes porquê?

gosto mais das brancas

as verdes desbotam

dão brindes este ano?

davam jeito...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides