Ramalho Eanes referiu como trágica a descolonização em que «milhares de pessoas foram obrigadas a partir para um país que não era o seu». Tem razão o ex-PR cujo papel importante na democracia e o silêncio o agigantou depois da infeliz aventura por interposta esposa na criação do PRD e da adesão à Opus Dei, sempre por intermédio da devota e reacionaríssima consorte, que devolveu o agnóstico ao redil da Igreja. Eanes distinguiu-se no 25 de novembro, como Dinis de Almeida no 11 de março, ambos em obediência à cadeia de comando: Costa Gomes/Conselho da Revolução . Foi sob as ordens de Costa Gomes e de Vasco Lourenço, então governador militar de Lisboa, que, nesse dia, comandou no terreno as tropas da RML. Mereceu, por isso, ser candidato a PR indigitado pelo grupo dos 9 e apoiado pelo PS que, bem ou mal, foi o partido que promoveu a manifestação da Fonte Luminosa, atrás da qual se esconderam o PSD e o CDS. Foi nele que votei contra o patibular candidato do PSD/CDS, o general Soares...
Comentários
A explicação quanto a mim em relação as três finais eurpeias (talvez esteja a falar do FCP era Mourinho?,não?) é devido a uma exelente gestão por parte de Pinto de Costa (gere como ninguém e é exigênte com os sua equipa de futebol, porque lhes dá condições para serem os melhores), uma personalidade ganhora... a de Mourinho, atletas altamente motivados e uma região aguerrida e bairrista! A Selecção? para além de termos um seleccionador campeão, também pago a peso de ouro, tivemos atletas competentes, com prémios de jogo altissimos, motivados e "pressionados" por jogarem em casa e sem falar num país que por patriotísmo vestiu sem dúvida a 12ª camisola! (pena que não sejamos sempre assim!, mas isso são outras contas)
Um aplauso para a carreira do Benfica... rumo á vitória final e da nossa Briosa que fez um verdeiro print final para a manutenção na 1ª Liga... agora só falta capital ecónomico... para chegarmos novamente a Campeões!