Ota - Opinião de um leitor
Só a verdade é revolucionária:
1. Todos foram unânimes desde há 30 anos em colocar o novo aeroporto na Ota.
2. Aí não existem propriamente interesses imobiliários instalados, para além dos terrenos necessários às infra-estruturas do aeroporto.
3. Um aeroporto na Ota ajuda a desenvolver a zona industrial de Leiria, a única que com os moldes tem mantido altos níveis de exportação, dá alento a uma nova zona de turismo do Oeste e serve Fátima - o segundo pólo turístico nacional depois do Algarve.
4. Um aeroporto é uma arma de desenvolvimento que deve ser decidida politicamente. Uma casa para mim na Guarda era mais barata e de Pedra, mas não me dava jeito vir todos os dias para Coimbra.
Então porquê este alarido?
A) Na margem Sul estão os verdadeiros interesses imobiliários com Tróia, do Eng. Belmiro - que é actualmente o líder da oposição desde a OPA à PT -, e com os empreendimentos do BES e Amorim, tudo na Península de Setúbal.
B) A Lusoponte que passaria a facturar no dia seguinte à decisão política e é dona de ambas as travessias e das que virão.
C) A oposição que temos, que vendo o Governo e PM em grande optou por morder nas botas já que não tem verdadeiras políticas alternativas às decisões tomadas ou em gestação.
a) O cavalinho da chuva - Sáb Mai 26, 09:44:00 PM
1. Todos foram unânimes desde há 30 anos em colocar o novo aeroporto na Ota.
2. Aí não existem propriamente interesses imobiliários instalados, para além dos terrenos necessários às infra-estruturas do aeroporto.
3. Um aeroporto na Ota ajuda a desenvolver a zona industrial de Leiria, a única que com os moldes tem mantido altos níveis de exportação, dá alento a uma nova zona de turismo do Oeste e serve Fátima - o segundo pólo turístico nacional depois do Algarve.
4. Um aeroporto é uma arma de desenvolvimento que deve ser decidida politicamente. Uma casa para mim na Guarda era mais barata e de Pedra, mas não me dava jeito vir todos os dias para Coimbra.
Então porquê este alarido?
A) Na margem Sul estão os verdadeiros interesses imobiliários com Tróia, do Eng. Belmiro - que é actualmente o líder da oposição desde a OPA à PT -, e com os empreendimentos do BES e Amorim, tudo na Península de Setúbal.
B) A Lusoponte que passaria a facturar no dia seguinte à decisão política e é dona de ambas as travessias e das que virão.
C) A oposição que temos, que vendo o Governo e PM em grande optou por morder nas botas já que não tem verdadeiras políticas alternativas às decisões tomadas ou em gestação.
a) O cavalinho da chuva - Sáb Mai 26, 09:44:00 PM
Comentários
Aprender,aprender sempre.
http://odiario.info/articulo.php?p=270&more=1&c=1
Conheço muito bem a Ota e a sua envolvência; conheço muitíssimo bem a Margem Sul, mas memso por isso me fivo pela opinião, de que o assunto devia ser sériamente discutido, mesmo num qualquer deserto, ou até numa abarrotada urbe
Manuel Forte:
Não é estranho que o PSD só agora tenha mudado de opinião, depois de tantos anos?
Acredita na repentina devoção ao bem público dos que aparecem «só agora» a contrariar uma decisão?
2. Se há coisa que é garantida é que há interesses instalados na Ota. O que é normal.
3. O que está em discussão é a localização do novo aeroporto de Lisboa e não o aeroporto regional do Oeste. Se além do aeroporto de Lisboa houver interesse do Oeste em ter o seu aeroporto pode perfeitamente investir num aeroporto na Ota.
4. Uma decisão política da localização de um aeroporto tem que levar em conta todos os factores: custos, ligação a redes de transportes, possibilidades de evolução futura, etc. A Ota só apresenta vantagens para as pessoas da região, o que não justifica um dos maiores investimentos já realizados em Portugal.
A) Os interesses existem em qualquer localização.
B) Na Ota facturam a Brisa e a Lusoponte (a menos que se pense que a margem sul é um deserto onde não há passageiros).
C) O Ministro Mário Lino cada vez que tenta justificar a Ota diz uma coisa diferente. Se nem ele sabe porque é que quer construir na Ota, quem saberá?
Mas, raramente se fala nos interesses a SUL.
Entretanto, alguma comunicação social entretem-se a levantar questões sobre a opção tomada pelo Governo.
Porque será?
Mas vale tarde que nunca ou Só os burros é que não mudam.
Porque será?"
Porque nem o próprio governo sabe porque é que insiste na Ota. Mário Lino é incapaz de defender a Ota sem pôr toda agente às gargalhadas. Mas razões que fundamentem a escolha é que não aparecem.
Então existe um aeroporto Internacional de Lisboa ? Pago pela Câmara Municioal e por si ?! É que se não é um aeroporto internacional posto à disposição dos portugueses não têm legitimidade para se servirem dos meus Impostos.
Saberá que as pessoa da zona Centro vão apanhar o avião a Lisboa ou ao Porto. Como Lisboa começa a estar despovoada parece inócuo reivindicar um aeroporto "em casa". Isso até cair o 1ª avião.
Devo dizer-lhe, com ex-oficial da Força Aérea que desde a década de 80 se estuda a Ota para aeroporto civil já que militar tem-no sido sempre a contento de todos - quando falo de todos refiro-me à NATO.
Pois o que este governo pretende fazer é entregar todos os aeroportos do país a privados para financiar um único aeroporto na Ota. Que será tão caro que obrigará todos os portugueses a pagarem esse aeroporto, de forma directa ou indirecta. Quando se podia construir outro aeroporto que complementasse a Portela, por muito menos dinheiro de modo a que fosse auto-suficiente. Estou consigo: o país não tem que aceitar financiar a região de Lisboa. Há que impedir a entrega de todos os aeroportos apenas para financiar um aeroporto de uma região.
"Saberá que as pessoa da zona Centro vão apanhar o avião a Lisboa ou ao Porto. Como Lisboa começa a estar despovoada parece inócuo reivindicar um aeroporto "em casa". Isso até cair o 1ª avião."
Gostaria de estar de acordo consigo mas há um problema: o movimento crescente da Portela. Se me garante que esse movimento cada vez maior se deve à região Centro então a solução passa por um aeroporto internacional no Centro. Isso será suficiente para que a Portela não se esgote. Lisboa fica bem servida apenas com a Portela e a região centro fica muito melhor do que ficaria tendo que se deslocar 150km para apanhar um avião.
"Devo dizer-lhe, com ex-oficial da Força Aérea que desde a década de 80 se estuda a Ota para aeroporto civil já que militar tem-no sido sempre a contento de todos - quando falo de todos refiro-me à NATO."
Que tem sido estudado é conhecido. O que não é conhecido é um único estudo que, confrontando a Ota com outro local plausível, considere a Ota como o melhor local.
Mesmo agora quanto mais se estuda a Ota mais são os constrangimentos e os problemas de segurança, para não falar no custo absurdo, na falta de possibilidades de expansão e na curtíssima duração da Ota até se esgotar. Construir um aeroporto para se começar a pensar ainda noutro antes deste ser inaugurado é algo que não lembra a ninguém. Muito menos deveria lembrar a governantes de um país em que 20% da população é pobre e onde se fazem cortes orçamentais que atingem sobretudo os mais pobres.