Caso Freeport

A canalha, há quatro anos

Agora

A carta anónima que envolveu José Sócrates no caso Freeport foi uma manipulação da Polícia Judiciária de Setúbal e dos seus inspectores.

Comentários

ana disse…
A nossa cultura não condena os caluniadores. É pena, para mim boato e calúnia são crimes graves, que eu não utlizaria contra o meu maior inimigo. Por mim iam todos para a prisão, assim vão só confessar-se no domingo e voltar à calúnia na 2ª feira.
e-pá! disse…
UMA CABALÍSTICA CABALA?

As revelações do Dr. Marinho Pinto, Bastonário da Ordem dos Advogados, baseadas em documentos que perderam a resguarda do segredo de Justiça, não são insinuações de jornais, nem atoardas da televisão...etc.
São, verdadeiramente, revelações bombásticas que mostram um País à beira do colapso da Justiça, por inquinação política do principal orgão operacional de investigação criminal.

Já a situação criada por Adelino Salvado levantou questões pertinentes, nunca totalmente esclarecidas, sobre mecanismos preversos de denúncias à revelia de qualquer orientação ou prática cívica, onde se tem valorizado insinuações, acusações anónimas, a delação, o boato selectivo, etc.
As situações verificadas na PJ do Porto, desde os presumíveis crimes de Ferreira Torres, Padre Max, etc,e as actuais investigações ao caso "Apito Dourado" acrescidas desta agora, levantam cruciais questões sobre o estado da Justiça:

O que fazer com o actual modelo, com a prática de actuação do orgão operacional de investigação judicial?

Como, interpretar as já frequentes falhas de supervisão do MP?

Como dar uma utilização eficiente ao segredo de justiça


Eu sei que, como está estatuído na lei, a PJ investiga sob a alçada e o controlo do MP.
Mas começam a vir ao de cima muitos casos que escapam a esse princípio geral, dando a ideia de uma polícia de investigação em "auto-gestão".

As revelações do Dr. Marinho Pinto vêm demonstrar um facto que, na época das eleições legislativas, decorrentes da queda do governo Santana Lopes, os comentadores politicamente correctos, tanto na Direita, como na Esquerda, sustententavam que a "cabala" era uma concepção visionária e paranóica de ataques quixotescos ao PS e aos seus dirigentes.

Foi nessa altura que, tendo o PS aventado a hipotese de uma cabala, os nossos preclaros politicólogos logo sustentarem a tese do exagero tentando lançar o descrédito sobre os denunciantes de concluios políticos que pareciam evidentes.
Hoje, estamos á beira da demonstração da evidência.

Perante a denúncia do Bastonário da OA, vão dizer que as reuniões de Setubal eram inofensivos encontros para tratar, por exemplo, de futebol...tratar de assuntos banais, etc.
Mas a maquinação conjunta elementos da PJ de Setubal, um parlamentar próximo de Santana Lopes (que disputava as eleições contra Sócrates), um autarca em queda eleitoral, orgãos de comunicação social, já não podem recuar sem danos - ou unilaterais ou multilaterais.

Se, forem multilaterais como o despacho da magistrada Inês Bonino - que irá divulgado hoje no site da Ordem dos Advogados -parece indiciar , nas afirmações, do Dr. Marinho Pinto, os personagens que reuniam sob a orientação de elementos do PJ de Setubal tentavam montar uma trama que, gostemos ou não ´terá sido uma CABALA!
Isto é, estamos perante um conluio ou intriga secreta entre indivíduos que conspiram para o mesmo fim.
in Dicionário Universal de Lingua Portuguesa
andrepereira disse…
A direita portuguesa vai pagar muito caro o facto de não saber separar as águas. Não saberem afastar - nas suas hostes - os grupos de malfeitores das pessoas honradas. O período negro de um Director da PJ que enviava notícias para os jornais destruindo a direcção do maior partido da oposição, o tempo da desgraça em que um Primeiro-Ministro alimentava campanhas de carácter contra o seu rival nas eleições de 2005... tempos tristes para a Direita. Anos de impunidade em que altos quadros (Ex-Ministros e Secretários-de-Estado) foram fazendo negociatas em bancos obscuros. Triste país, cuja Ministra das Finanças (MFL) alienou por uns tostões os créditos da Segurança Social, num negócio ruinoso. Tanta confusão, tanta baralhada... A Direita deveria regenerar-se, expulsar estes grupos estafados e cansados e reaparecer com outra cara e outra atitude.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides