A Igreja católica abandona a Europa (2)


Por

E - Pá

A Europa é sempre um Continente muito difícil...
Tem uma carga histórica muito pesada, não perdoa hesitações identitárias, uma cultura muito detalhada e em permanente agitação, não suporta o imobilismo e economicamente procura afincadamente a estabilidade, a segurança e o desenvolvimento sustentado e detesta o espírito de El Dorado.

Por isso, muitos povos, em determinados períodos da sua história preferiram virar-lhe as costas. Depois, regressam ao seu berço civilizacional, como filhos pródigos.

Sucedeu isso a Portugal nos séc. XV/XVI, altura em que voltámos as costas à Europa e partimos para África e Oriente. É a conhecida epopeia dos Descobrimentos.
Só regressaríamos em pleno ao convívio europeu, muitos séculos depois, no início do sec. XIX, a reboque da Revolução Francesa, em plena revolta liberal.

A ICAR bateu-se na Europa durante milénios.
Está exangue.
Foi a Reforma, a Contra-Reforma, o Iluminismo, os movimentos liberais, a ascensão burguesa, o movimento operário, o sindicalismo, as mudanças sociais da era industrial , as lutas entre republicanos e monárquicos, etc.

Provavelmente, tem melhores oportunidades em África e no Continente sul-americano e novos terrenos para o seu múnus, isto é, dilatar a Fé. Já que o Império feneceu.
Ao virar as costas à Europa, estará a reciclar histórias da caminhada europeia, onde sempre houve apogeu e declínios. E a ICAR, na Europa, está em franco declínio.

Lançou o balão de ensaio de Lourdes, segura Fátima (mais o anterior do que este), mas não chega.
A ambição da ICAR é universal e, neste momento, nesse aspecto está, gravemente, comprometida.

Mas Bento XVI não tem "golpe de asa" para esta mudança.
Haverá, com certeza, preparativos prévios, esta é a minha premonição.

Comentários

Olindo Iglesias disse…
Parece que o Sr. Carlos esqueceu-se que a Europa só voltou à Europa porque foi escorraçada das outras partidas do Mundo.

Hoje a Europa é incomparavelmente mais pequenda do que era 100 anos atrás!
Blogger Olindo Iglesias:

A Europa não encolheu, apenas deixou de oprimir outros povos.
Anónimo disse…
Por que não houve Reforma nas áreas de influência da igreja ortodoxa???

Mensagens populares deste blogue

André Ventura em Madrid

Coimbra - Igreja de Santa Cruz, 11-04-2017