Li no excelente blogue De Rerum Natura , num post de Carlos Fiolhais , o seguinte: «De facto, o candidato a rei é autor de um opúsculo laudatório do Beato Nuno, onde se pode ler esta pérola: “Q uando passava de Tomar a caminho de Aljubarrota, a 13 de Agosto de 1385, D. Nuno foi atraído a Cova da Iria, onde, na companhia dos seus cavaleiros, viu os cavalos do exército ajoelhar, no mesmo local onde, 532 anos mais tarde, durante as conhecidas Aparições Marianas, Deus operou o Milagre do Sol» (“D. Nuno de Santa Maria - O Santo” , ACD Editores, 2005).»
Fiquei maravilhado com o que li e, sobretudo, por saber que o Sr. Duarte Pio escreve.
O Sr. Duarte Pio, suíço alemão, da família Bourbon, imigrante nacionalizado português pela conivência de Salazar e pelo cumprimento do Serviço Militar Obrigatório, podia emprestar a imagem às revistas do coração mas precaver-se contra a ideia de publicar opúsculos.
Claro que não é necessário saber falar para escrever e, muito menos, ...
Comentários
A primeira lufada foi a Nicarágua, onde o líder sandinista Daniel Ortega venceu as eleições.
Agora foi em El Salvador, com Mauricio Funes, ex-jornalista, candidato da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional.
Quem se segue?
A influência americana nas Américas esbate-se. A América Central era uma quinta da então United Fruits. Agora a sua sucessora United Brands dedica-se aos transgénicos...
A transgenicidade pode ter reintroduzido o ADN da libertação neo-colonialista nestes povos que já sofreram, num passado muito remoto, a dominação Hispânica...
As mudanças políticas e económicas que estamos, neste momento a sofrer, podem ter como consequência o fim do Mundo unipolar que se instalou na década de 90, na sequência do desabar dos regimes comunistas do Leste Europeu... Durou 20 anos?
Bem, para o fim da actual era, não podemos menosprezar o contributo das mudanças económicas de uma Ásia, "emergente"...(India, China, Japão, etc.).
Aqui, as mudanças polítcas recentes são ténues. Houve sim um terramoto estratégico no campo económico.
À vista a transição para um Novo Mundo, multipolar.
Pacífica?
O grande problema é que, ao longo da História, verificamos que as "quedas dos Impérios" foram, quase sempre, conturbadas...
Depois da queda de Arbenz, a Guatemala foi liderada por assassinos e ladrões.