Porque sou republicano


Sou republicano porque recuso o carácter divino e hereditário do poder, porque sou cidadão e não vassalo, porque abomino o contubérnio entre o trono e o altar e porque um herdeiro do Iluminismo e da Revolução Francesa é avesso à vénia e ao beija-mão.

Sou republicano por me rever nas instituições que o voto popular sufraga e não nas que a tradição impõe. Aceitar os filhos e netos de uma qualquer família, para lhes confiar o poder do Estado, é abdicar do direito de eleger e ser eleito para as funções que dinastias de predestinados confiscavam.

Ser republicano é recusar o poder a quem não se submete ao sufrágio universal e secreto e negar o respeito a quem aceita funções de Estado sem legitimidade democrática.

Ser republicano é recusar o poder vitalício e exigir a legitimação periódica, para reparar um erro ou substituir um inapto, num horizonte temporal previamente determinado. Não há democracia plena em monarquia nem dignidade nas funções herdadas como se o país fosse uma quinta ou a Pátria uma coutada.

A República é o berço da democracia, o lugar da igualdade de género onde desaparecem privilégios de raça, nascimento ou religião, onde se aceitam todas as crenças, descrenças e anti-crenças, onde o livre-pensamento, a laicidade e a liberdade de expressão definem a matriz genética do regime.

Ser republicano é servir dedicada e abnegadamente o País sem se servir dos cargos que os eleitores confiam, ser honrado na utilização dos meios, sóbrio no exercício do poder e determinado na defesa do bem comum.

Ser republicano é exigir que homens e mulheres gozem de igualdade plena, que a escola pública seja a via para a equidade, a saúde um direito universal e a liberdade a conquista irreversível.

Ser republicano é, hoje e sempre, um acto de cidadania que tem a ética como baliza e a Liberdade, Igualdade e Fraternidade como divisa, projecto e ambição.

Viva a República.

Comentários

e-pá! disse…
Subscrevo na íntegra este empolgado e sentido texto.

Viva a República!
andrepereira disse…
Muito bem! Viva a República!
Ricardo Campos disse…
em espanha existem vassalos?
na noruega existem vassalos?
existe alguma monarquia europeia onde se viva pior q em Portugal?

não sou adepto da monarquia, mas sei ver que esta republica e estes republicanos não interessam a Portugal.
Excelente post.
VIVA A REPÚBLICA!
Aurélio Estorninho:

Houve na Europa alguma monarquia em que se vivesse pior do que na portuguesa?

E alguma que tivesse caído com mais analfabetos (> 75%)?
Nuno disse…
Excelente texto!

Viva a República! Pela defesa do Estado Social!

Não tenham dúvidas,o que está em causa é a defesa dos valores da República!
ana disse…
Não vim aqui ontem porque andei a festejar ...a República!

Belo texto, sintetiza muito bem as razões por que se é republicano.
http://www.realporto.pt/engine.php?cat=269
Anónimo disse…
liberdade ? que liberdade tu tens com a república?

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides