Gaspar é um génio ou um louco?


Comentários

jcd disse…
está errado. estão a comparar, por exemplo, o salário *14/12 em Espanha com o 12 em Portugal.

Está também errado porque o salário mínimo é na verdade 0, que é quanto ganham os desempregados.
jcd:

Obrigado pelo alerta. A falta de rigor não é superior às previsões do ministro Gaspar.
e-pá! disse…
Falar do salário mínimo 0 é uma maneira de distorcer a questão. Aliás, o 'sistema' tem muitos enviesamentos.
O SMN é, antes de tudo, uma garantia relativa à contratação no mercado de trabalho. É o menor valor pelo qual uma pessoa pode vender sua força de trabalho. Visa, por outro lado, colocar um trabalhador activo fora (acima) do limiar de risco da pobreza cujos valores (provisórios) relativos a 2010 são da ordem dos 5.046 €/ano link , muito próximo do valor actual do SMN (485 x14= 6790 €/ano) se associarmos os descontos obrigatórios (SS) .
Por outro lado, as vítimas de desemprego estão (ou foram) excluídas desse mercado. Recebem quando muito prestações sociais ‘paupérrimas’, i. e., muito baixo deste limiar.

A ‘justificação’ apresentada hoje pela coligação governamental, durante a discussão na AR, de que o ‘ajustamento’ do SMN (pelo menos em relação com a inflação) não é prioritário, porque o fundamental é o ‘combate ao desemprego, mostra-se falaciosa. De facto, quando se centraliza o combate ao desemprego no ‘esmagamento’ dos salários não caminhamos para o desenvolvimento (sustentado) mas sim para o empobrecimento (crónico). São, portanto, concepções políticas e sociais retrógradas e, diria, indignas. De facto, as causas remotas do desemprego não são o valor dos salários (mínimos, médios ou principescos) mas sim severas medidas de austeridade que atiraram o País para uma incontrolada espiral recessiva. Mas, para a actual maioria governamental, a austeridade é 'sagrada'...
2916 na suiça?

atão os meus 1850 francos suiços devem ser RSI?

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides