A direita pública e os interesses privados

Todos nos demos conta da pressa com que Passos Coelho e Paulo Portas, acolitados pelo notário de Belém, quiseram desmantelar o Estado e entregar a Saúde e a Educação aos particulares, com generosos subsídios ao que, pela sua natureza, devia ser privado.

Em Portugal, a direita tornou-se, nos últimos anos, ferozmente reacionária e ressentida, sem um modelo próprio, mero capacho do Partido Popular Europeu, a navegar à vista de interesses privados e subsídios públicos.

Esta direita, a direita que substituiu os quadros com um módico de pudor republicano e sensibilidade social, não se esconde na defesa de interesses privados nem na chantagem à devolução de um mínimo de soberania que o atual Governo reivindica.

A Europa [leia-se, direita europeia] não vai permitir que Portugal tenha sucesso – disse Pacheco Pereira. Ele conhece os meandros do poder e a manha dos que confiscaram os partidos da direita portuguesa.

Hoje, andam em polvorosa os colégios privados, em nome da liberdade de ensino, uma liberdade que não dispensa a gamela do orçamento, como os deputados avençados a fazer a sua defesa no Parlamento.

O pai de um aluno que frequenta um colégio de Coimbra denunciou o colégio por ter encarregado os alunos de levarem hoje uma carta, [TPC*] dirigida ao PR, a pedirem-lhe para continuar a frequentar aquele colégio, onde são felizes.

Quem o impedirá?

* Trabalhos para casa.

Comentários

e-pá! disse…
Todo a agitação que está a ser criada e empolada pelos colégios privados assenta numa falácia política que se traduz na 'livre escolha'.
Claro que meter o problema nesta esfera (política e doutrinária) 'arrepia' os defensores da privatização do ensino, subitamente armados em cavaleiros andantes de 'estrondosos êxitos educativos', sem qualquer supervisão efetiva do 'pagador', e assentes em 'rankings' enviesados com notações mais do que duvidosas.
Nunca devemos esquecer que o guru da ideologia neoliberal - Milton Friedman - atinge o auge da divulgação do seu pensamento com o livro "Free to Choose".

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides