Presidencias nos EUA: o ‘pesadelo’ Trump…

Uma pergunta oportuna e necessária é quem - para além do populismo infantil, demagógico e caricato (sexista, racista e boçal) - sustenta a candidatura de Donald Trump à Presidência dos EUA.

Até aqui não parece existir uma razão política que seja oriunda do Partido Republicano que tudo fez ao longo dos mandatos de Obama para colocar na Casa Branca um homem do ‘Tea Party’ e nunca um indisciplinado ‘franco atirador’.
Depois da Convenção do Partido Republicano, que se realizará em Julho (Cleveland, Ohio) esta realidade poderá alterar-se ao sabor de oportunismos e conveniências. Mas independentemente das decisões que serão tomadas na Convenção continuarão no ar dúvidas insanáveis ou, melhor, inquietações insolúveis e temerárias.

Vejamos alguns pormenores que foram revelados ao longo da campanha:

- Donald Trump não recusa o apoio do Klu-Klux-Klan ‘oferecido’ pelo seu líder histórico David Duke.
- Por outro lado, Rocky Suhayda, líder do Partido Nazi Norte-Americano, expressou o seu ‘encantamento’ pela candidatura do milionário nova-iorquino. link.
- Depois, conta com o apoio do NRA (lobby das armas) que continua a considerar os EUA como o País do Far West (só que os índios ‘viraram’ muçulmanos);
- Merece, ainda, o ‘aplauso’ do lobby israelita depois de num discurso perante o AIPAC (American Israel Public Affairs Committee) anunciar várias provocações contra os palestinos (p. exº deslocar a embaixada dos EUA de Telavive para Jerusalém) link;
- Depois de uma birra ‘arregimentou’ Sheldon Adelson, o grande patrão do jogo de Las Vegas, para promover a sua campanha (com majoretes, supõe-se)  link.

Parece um filme de terror… mas as últimas sondagens revelam que a ameaça é séria link!
Na verdade, trata-se de um ilusionista que está a conseguir transformar o ‘American Dream’ num horrível pesadelo, com uma espantosa aquiescência do mundo civilizado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides