Almoço de Antigos Estudantes da Guarda – Coimbra

Praça Velha - Guarda
Car@s Amig@s:

A Guarda é mais do que a memória das famílias que emigraram do seu distrito para a diáspora. A cidade foi o ponto de passagem de gerações de estudantes que vieram das aldeias para trilhar um percurso que os libertasse da vida dos seus pais e avós.

Numa pequena cidade de província, onde eram em maior número os estudantes do que o resto da população, era natural que os laços se aprofundassem entre colegas, que a vida girasse em torno dos estabelecimentos de ensino e as relações entre alunos fossem mais profundas e duradouras do que nas grandes cidades onde as turmas se extinguem depois das aulas.

A grande concentração de estudantes no pequeno espaço urbano e os constrangimentos de um meio altamente conservador e repressivo fez nascer a robustez dos laços afetivos que resistiram ao tempo e se destacam em cada novo encontro.

O dia de hoje foi o regresso ao passado e ao espaço da nossa adolescência, um encontro da memória com os afetos, numa explosão de saudade que julgávamos adormecida.

Quem passou pela Guarda e viveu intensamente a passagem, saiu para voltar de novo e procurar nos rostos dos que então conheceu a juventude que passou. Hoje, no almoço, foi a velha Guarda que esteve presente, a juventude de cada um de nós que regressou, um nunca mais acabar de memórias exumadas do sótão do tempo e de afetos escondidos nas preocupações do quotidiano.

Saímos da Guarda sem deixar que a cidade saísse de nós, trazemo-la na memória de um percurso que dela nos afastou, anda connosco e tropeçamos nela em cada amig@ que vemos, em cada falecido que carpimos, em tod@s @s que frequentaram os mesmos locais e viveram em idênticas condições.

No dia de hoje regressámos aos sabores da infância nas vitualhas adrede encomendadas, aos sonhos da adolescência, aos afetos de uma vida e às memórias de sempre. O enorme apego à cidade onde iniciámos o futuro foi o afetuoso pretexto para o encontro que nos rejuvenesceu e apaziguou as saudades que trazíamos.

Nesta jornada de saudade procurámos velhos amigos e avivámos memórias, recordámos a água gelada na jarra da secretária dos professores, as faltas de castigo e de material, os nevões que duravam semanas, a água congelada nos canos das casas, os colégios, o liceu, o seminário, o Centro Social, os lares, as casas que recebiam hóspedes e as que amesendavam ao farnel.

E ficámos a saber, se acaso o não sabíamos ainda, que o melhor da Guarda fomos nós próprios, na generosidade dos afetos, na cumplicidade dos copianços, no silêncio das travessuras e na franqueza das relações.

É dessas memórias longínquas que também se faz a felicidade do tempo que ainda tivermos.

Um abraço de cada um para tod@s @s outr@s. Até sempre, companheir@s.

Coimbra, 10 de março de 2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides