JOSÉ FALCÃO: Matemático, Republicano e Místico (?)



Na próxima 5º. feira, dia 18.04.2019, pelas 18 horas,  realiza-se na Casa da Cultura de Coimbra uma conferência sobre o tema JOSÉ FALCÃO: Matemático, Republicano e Místico (?), proferida pelo Prof. Doutor José Vitória.
 
Esta sessão é promovida pelo Ateneu de Coimbra e está inserida nas comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril.

Comentários

e-pá! disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
e-pá! disse…
Apostila.

José Falcão (1841-1893) foi um eminente matemático e astrólogo tendo desempenhado funções docentes na Universidade de Coimbra e de direção no Observatório Astronómico de Coimbra.

Para além de uma brilhante carreira académica, José Falcão, foi um voluntarioso e credível defensor das ideias republicanas participando no final do século XIX em diversos movimentos a favor da implantação da República, nomeadamente, na revolta de 31 de Janeiro de 1891.
Em 1884 (há 135 anos), sob anonimato, publicou a famosa ‘Cartilha do Povo’ onde defendia com uma limpidez revolucionária e linguagem popular os ideais republicanos. A conceção de um ‘nacionalismo místico’, já presente nesta publicação, levanta questões sobre o seu pensamento metafórico que se balanceia entre o Iluminismo e o Positivismo.

Na Região Centro existem múltiplas referências toponímicas do matemático e republicano, sendo uma das mais conhecidas a Escola Secundária José Falcão em Coimbra (ex-Liceu D. João III).

Mais de um século depois do seu desaparecimento físico a memória deste ilustre e insigne conimbricense vai ser (novamente) recordada e comentada na Casa da Cultura (Coimbra), no próximo dia 18 de Abril, às 18 horas.
Parabéns ao Ateneu pela iniciativa e pelo conferencista que convidou.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides