Profundo

Para maiores de 12 anos e até 21 de Janeiro está em cena um extraordinário texto de José Ignacio Cabrujas que retrata a miséria de uma favela venezuelana e as ilusões da crendice do catolicismo mais atrasado.
Para passar um bom serão e repensar tantas e tantas procissões...

Mais informações:

http://www.aescoladanoite.pt/paginas/010-EMCARTAZ.html

Comentários

andrepereira disse…
E parabéns aos actores e à encenadora! São espectaculares! Merecem bem os subsídios que a CMC lhes dá!
Anónimo disse…
Este deita os foguetes e vai atrás das canas.
Anónimo disse…
Caro André Pereira,
Li, no sítio que recomenda, os comentários críticos.
Ontem, subi o Bom Jesus do Monte, em Braga. Reparei numa família que, de terço na mão, todos eles, cumpriam a ascese do escadório. Respeito a sua fé, a união cúmplice daquela família que cava fundo na demanda da quimera. Respeito isso, as pessoas têm direito a acreditar no que querem, desde que sem proselitismos contaminantes. É um princípio de Liberdade.
Mas, tendo olhado várias vezes para as suas caras pressenti que a sua vida era em vão. Sofredores até à morte... e, pior, sem o saberem!
Continuei a subir e a descer, em treino físico, o Bom Jesus, coisa que dezenas e dezenas de pessoas fazem desde antes do rair do Sol até este se pôr. Essa ascese parece-me muito mais salutar!
Mano 69 disse…
Outros fazem procissões politicas...
Anónimo disse…
Já passei várias vezes pelo seu blogue e fico pasmado com a facilidade com que ofende as pessoas.
Você é pequenino è mesmo uma formiga minúscula, a tentar sabujar-se com vista a lugarzito.
Tenha vergonha na cara e respeite as pessoas, e aquilo em que acreditam.
Anónimo disse…
Vitorramalho:

este não é o esperança... este ainda consegue ser mais triste do que o outro.. este é um senhor chamado André Pereira que tem negócios muito esquesitos com a Maçonaria...
Anónimo disse…
Quando toca a "malhar" na Igreja até aqui se anunciam peças de Tatro! Caramba, que embirrice!! Cheira a fundamentalismo ateu!! Haja respeito!!
cãorafeiro disse…
na igreja católica sempre existiram vozes contra a opressão, contra o totalitarismo, pela liberdade, no respeito pelo verdadeiro espírito da mansagem de cristo. o problema que é que tradicionalmente acabam mal.

historicamente, posso citar FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS, a primeira pessoa a defender a causa dos indígenas da América contra o colonialismo. a sua obra teve grande repercussão na obra, mas este frei bartolomeu de las casas morreu com um enorme peso na consciência, pois a sua defesa dos índios foi usurpada para legitimar a 'importação' de escravos de África para a América.

nos nosso tempo, e sempre na América Latina, temos o exemplo do arcebispo OSCAR ROMERO,que lutou, contra a vontade da própria igreja, pela paz e pela defesa dos pobres do seu país. foi assassinado, e prontamente substituido por um homem da opus dei.

http://salt.claretianpubs.org/romero/romero.html

ou seja, também na igreja ha dissidentes, mas esses não chegam a santos.
Anónimo disse…
Cãorafeiro
Se todos fossem como Las Casas o mundo era santo, mas não é! Vá o caro amigo cãorafeiro a Salamanca e veja lá a obra dos jesuítas... o seu legado.
Em Portugal eles andam por aí... e desconfio que, também, neste sítio!
Anónimo disse…
"Anônimo disse...
Vitorramalho:

este não é o esperança..."
Esquisito; é assim que se escreve!
E o Sr. peretence à Opus Day ou à Opus Gay, com tanta sensibilidade?
Ah, ah, ah!iol
Anónimo disse…
xÔ PADRE FREDERICO...

CASOTA,,, XÔ
andrepereira disse…
Aos comentadores crentes,
Deve har um equívoco!
Eu distingo a crença, nomeadamente na fé e nos dogmas da Igreja Católica que é absolutamente respeitável e com uma relevante acção social da ignorância e da crendice que muitas vezes, nos países mais pobres, se associa à religião (seja ela qual for).
Limitei-me a recomendar uma peça de teatro e a revelar qual o seu tema central!
Não pretendi de modo nenhum insultar quem acredita na transcendência!
Anónimo disse…
andré pereira
Já viu que quem se sente insultado por um artigo que publicita uma peça de teatro mostra todo o seu fundamentalismo crente? Se lhes dessem uma corda... o que fariam...
Anónimo disse…
cãorafeiro:

Obrigado por lembrares D. Oscar Romero, assassinado em plena missa, e rapidamente substituído por um elemento do Opus Dei.

A grandeza moral do arcebispo assassinado e o seu compromisso com os pobres deu uma vaga a um elemento de uma seita obscura e pouco recomendável.
Mano 69 disse…
«Não pretendi de modo nenhum insultar quem acredita na transcendência!»

Claro que não denota-se aliás um conhecimento do termo transcendente em sentido filosófico - o ser cuja existência não é demonstrada pela experiência porque a ultrapassa, mas que é necessário para compreender a nossa experiência; Deus. (in http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx) – vindo de quem vem é para desconfiar a solicitude da contra posta…
Anónimo disse…
That's a great story. Waiting for more. » » »

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides