Que esconde Cavaco
A campanha de Cavaco Silva transporta os eleitores para um universo estranho, onde os obriga a tentar adivinhar o que ele pensa e pretende.Mas de vez em quando dá sinais. Principalmente, como dizia Mário Soares num jantar comício ontem realizado para mais de 2.500 pessoas, quando se convence que já ganhou. Solta-se-lhe a arrogância. E ao ler que Cavaco Silva afirmou que "fará todos os possíveis para que este governo cumpra o seu mandato" lembra-me a estória do gato escondido com...
Se o governo tem maioria absoluta o normal não era afirmá-lo pura e simplesmente? Que possíveis pode ele fazer nessas circunstâncias?
Será essa a promessa que Cavaco Silva terá feito aos partidos da direita para que os seus líderes se escondam na campanha, numa atitude que deve envergonhar Marques Mendes e Ribeiro e Castro?
Ao aceitarem esse registo, os líderes dos partidos da direita revelaram uma de duas verdades: Ou estão à espera de algo que lhes foi prometido ou não são líderes.
Na primeira é grave que os portugueses não saibam o quê.
Na segunda tolera-se. Já todos sabíamos disso.
Comentários
Não é por aqui que conseguimos convencer as pessoas a votar em Soares...
DICAS para não votar Silva:
1. Não tem vergonha na cara. Dançou com o Alberto João. Comeu da sua mão!.
2. Não vai mandar em nada, porque PR não manda.
3. Não sabe quantos cantos tem os Lusíadas.
4. Foi o pai do monstro, como disse um seu ex-ministro.
5. Diz que é o salvador; os portugueses deram-se mal com salvadores.Este salvador vai desestabilizar o país.
6. Vai assumir as consequências de prometer que vai mudar Portugal.
7. É mentiroso, pois diz-se bom economista e deixou um grande deficit.
8. Nada disse sobre um maravilhoso Secretário de Estado que impossibilitou que um livro escrito por um português fosse para uma Feira Internacional de Livros na Alemanha.
9. Nunca se engana e, talvez por isso, disse (haja memória) que para nos livrarmos dos funcionários públicos, só resta esperar que vão morrendo.
10. Não sabe comer bolo-rei.
O segredo está debaixo da capa... E como quem tem capa sempre escapa...
Eu sou tanto mata-frades como o Sr. é mata-pretos.
Não, enganou-se, lamento. O caro Carlos Esperança não sou eu. Há mais pessoas que têm liberdade no pensar, sr. Pocinho! Preocuparam-no as ideias que defendi, foi?
Se for ao site do DA poderá confirmar que o C. E. não é o Cónego.
Ah, outra coisa, vou votar Manuel Alegre!
Nunca me escondi sob pseudónimo. A sua acusação de que eu possa ser o «cónego d. frederico» é uma ignomínia que não mereço.
O mínimo que lhe exijo, para o respeitar, é que me peça desculpa.
Estava habituado a que os comentadores só fossem cavaquistas e agora estranha.
Também eu não me escondo sob pseudónimo. Quer que eu lho prove, quer?
Por outro lado, não o acusei de nada. Haveria algum problema em que o senhor escrevesse sob pseudónimo? Mas isso não quer dizer que não haja alguém que escreve sob pseudónimo e que conta com a sua defesa: nem mais nem menos do que o cónego das não sei quantas.
Não se aflija, porque eu não tenho medo das suas ameaças.
Já agora, isso de escrever e falar sob pseudónimo para blogs e programas de rádio tem muito que se lhe diga...
Caro Luís Pocinho:
Não sei onde quer chegar. Francamente não percebo e o senhor até se exprime com facilidade.
Estou a referir-me a pessoas que utilizam nomes falsos para, também falsamente, dizerem mal dos candidatos presidenciais que não apoiam. Se o senhor não sabe que isto é assim, eu garanto-lhe que é assim. O principal prejudicado tem sido Cavaco Silva.
"Ele é catedrático ! Não é nenhum veterinário..." (afirmação do Cavacão gasolineiro de Boliqueime)
Caro Carlos Esperança:
Estou a referir-me a pessoas que utilizam nomes falsos para, também falsamente, dizerem mal dos candidatos presidenciais que não apoiam. Se o senhor não sabe que isto é assim, eu garanto-lhe que é assim. O principal prejudicado tem sido Cavaco Silva.
RESPOSTA: Sei que é assim, só não concordo que o p+rincipal prejudicado seja Cavaco. Como explica que lidere as sondagens?
O seu argumento é ilógico. Se Cavaco está à frente nas sondagens, não necessita desse tipo de patifarias. A não ser que o senhor esteja a insinuar que Cavaco vai à frente nas sondagens por causa desse tipo de patifarias. Os casos que eu conheço, e que posso provar, prejudicam-no.
Bem, mas as patifarias do Expresso, DN e Público foram para Soares, não foram para Cavaco.
Mas comparado com o que fizeram ao PS com o vergonhoso caso Casa Pia!
Cavaco vai ganhar as eleições porque é o melhor candidato.
2.
Alegre vai ficar em 2.º lugar porque é o segundo melhor candidato.
3.
Fotos e caretas, comícios e arruadas não influenciam em nada o resultado das eleições. O voto está decidido há meses.
4.
Soares vai ter uma derrota humilhante e por uma razão simples: o País não percebe o motivo que o levou a candidatar-se.
5.
Não deixa de ser sintomático que seja Soares a acusar a Comunicação Social de manipulação e parcialidade. Basta ter memória do que foram os anos do soarismo; e o Povo pode ser iletrado mas tem memória...
6.
O desespero do PS é tão grande que até se agarrou às declarações de um político do nível de Santana Lopes.
DECLARAÇÃO DE INTERESSES
Vou votar Cavaco Silva. Ajudei a afastar Santana Lopes. Não estou filiado em nenhum partido político - nem nunca estive, nem quero vir a estar. Sou um homem livre.
Se se juntou aos patifes, o problema é seu.
Mas também lhe digo uma coisa: só o senhor não vê quem controla editorialmente o DN. Cavaquistas é que não são, de certeza. No próximo domingo, todos eles vão fazer-lhe companhia no voto que dão dar a Mário Soares.
Quanto à sua conduta neste blog, na forma como "defende" Mário Soares, quero dizer-lhe o seguinte: é pura cegueira. É essa cegueira, travestida de vitimização, que contribui, cada dia que passa, para que Mário Soares fique mais para trás nas sondagens.
Agradeço a informação de que Vasco Graça Moura, Luís Delgado, César das Neves, etc., etc., vão votar Mário Soares.
Claro que tenho vergonha da companhia mas não deixarei de ser coerente com a minha opção.
E quanto a derrotas, sou do tempo em que havia um partido único, que não era o meu.
«Já agora, isso de escrever e falar sob pseudónimo para blogs e programas de rádio tem muito que se lhe diga... »
Qual é o problema? Já houve uma altura, neste país, em que nem com o nome e BI colado na testa se podia falar.
Já reparou que é próprio da blogosfera comunicar-se usando identidades diferenciadas?
É uma questão de desenvoltura; assumimos o papel de um outro que tanto pode ser parecido connosco como pode nada ter a haver. Foi o que fez Pessoa. Não ganhámos todos com Pessoa? É preciso ter alguma inteligência para entender isto.
O Sr. em vez de usar paninhos quentes a defender o asqueroso do Cavaco, porque não rebate os argumentos que, acima, apresentei e até levaram o C. Esperança, a falar de ignomínia!
Repare há aqui alguém que você gosta (pois nunca do seu pseudónimo se queixou) e que assina "filósofo do mondego disse...". Esse indivíduo que, a coberto desse nome, tem aqui dito tantas e ofensivas mentiras (já apanhadas pelo Carlos Esperança)por que razão trem sido protegido por si? Se calhar é vocÊ?
Incomoda-o o meu nome, não é? Diga lá? O Sr. é daqueles que dobra o pijaminha e vai à missa esmolar a hóstia, não? É porque é cavaquista...