Surpresa na Palestina

A vitória do Hamas não pode ter deixado de surpreender mesmo os mais pessimistas.

Um movimento armado, que se caracteriza pelo radicalismo, responsável por ataques suicidas, instigador do terrorismo e incapaz de aceitar a existência de Israel, vem dar força ao sionismo e deslocar o centro de gravidade política de Israel para a direita.

Os movimentos islâmicos radicais serão tentados a prosseguir a via da violência e o desígnio de derrotar o grande Satã, no fundo contestar os direitos, liberdades e garantias que as democracias soem garantir.

Os EUA, a Europa e a própria Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP) foram apanhados de surpresa. Os ódios são de facto profundos, a Bíblia e o Corão não foram ditados pelo mesmo Deus e o povo eleito varia conforme o livro sagrado.

«Bush afirmou ainda que espera que o actual presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas se mantenha no cargo apesar do Hamas ter vencido as eleições» - diz a TSF.

Mais uma vez a política externa americana falhou e a instabilidade no Médio Oriente tende a agravar-se, sem uma solução à vista.

Resta-nos a esperança de que, tal como em Israel, na Palestina os falcões do Hamas se convertam em homens de Estado e reconheçam que a violência não é um fim.

Nem o fim de Israel é o caminho para a paz.

Comentários

Anónimo disse…
Podiam ter feito esforços consistentes para chegar a acordos proficuos no tempo de Yasser Arafat, que conseguia ser uma pessoa mais moderada e que a meu ver tentou alcançar a paz.

Agora é muito dificil , senão impossivel um projecto de paz ente a Palestina e Israel. Culpa de quem ? dos mesmos de sempre está claro! Os amigos Americanos que julgam ser donos disto tudo , e em vez de usar esse poder para o bem do mundo, já que é uma super potencia, nem dos seus sabe cuidar, uma vez que está a tornar-se cada vez mais insustentável a guerra insana que os levou para o Iraque. E a seguir é o Irão, é a Palestina? Não aprendem nada! e os seus seguidores tb não...
el s (pc) disse…
Já agora no Reino Unido, Itália, Alemanha e em outros países hoje (dia 27 )foi o dia da memória.

links no meu blog.

blogdelsniper.blogspot.com
Anónimo disse…
Agora a culpa é dos americanos???!!!
Realmente, existe gente que só diz asneiras.
A solução é a seguinte:
ganharam as eleições democraticamente e têm de governar. Depoêm as armas e negoceiam. Se nao quiserem, é invadir aquela merda e mais nada. Não querem aprender a bem, aprendem a mal.
Aquele que voces chamavam de assassino (Ariel Sharon) estava a fazer tudo pela paz e retirou da Faixa de Gaza e da Cisjordânia. Era o garante de que haveria Paz.
O que é que os palestinos do Hamas querem mais??
Governem, deponham as armas e negoceiem com Israel. Caso contrário (e não tenho pena nenhuma)é arrasar com eles.
É por causa de vocês (tralha de esquerda) que o Irão está a brincar com a comunidade internacional, pois já sabem que nao haverá invasão, nem guerra, nem sanções porque ha determinadas forças de esquerda que virão logo para a rua (aproveitar-se politicamente) deliciar os anormais dos seus fiéis com discursos anti-americanos.
Estou farto deste paleio anti-americano da esquerdalha que só dá força aos terroristas!!!
Enfim...
Anónimo disse…
Asneiras diz você e bastantes.
Parece que anda noutro planeta!
Então o Sr. não sabe que Israel está para a América assim como a América está para Israel!?
Então e tb não sabe que Ariel Sharon (infelismente) só agora é que deu uma volta de 180 graus e começou a tratar a SÉRIO de resolver o problema, ou está esquecido que foi ele que bombardeou o quartel onde estava Yasser Arafat e que não quis nunca negociar com o grupo dele que era muito mais moderado???
Vc parece desconhecer tudo o q se tem passado ou então está a tentar atirar poeira para os olhos dos outros .
E já agora vc é gentalha da direita?
el s (pc) disse…
famosas palavras que têm contribuido para a paz e entendimento:

"...é invadir aquela merda e mais nada..."
Anónimo disse…
Qualquer dia invadem-se os países todos!
Isto agora virou o far-west!
Já não há soberania dos países, uns dois ou três, mandam nisto tudo....
Invade-se e pronto, já está...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides