Hoje sou dinamarquês!


Perigosos fanáticos de crença islâmica têm violado, nos últimos dias, em diversos países muçulmanos, os princípios básicos das relações entre as nações.
A falta de respeito que demonstram pelas regras do diálogo secular e democrático; a ira que revelam face à Dinamarca, Estado líder na ajuda ao terceiro mundo; o olhar lancinante de ódio com que atacam os símbolos de alguns dos nossos Estados amigos e irmãos na União Europeia são intoleráveis!

Compreendo o desespero e a ira de povos dominados por corrupção e nepotismo; por povos onde a ignorância é directamente proporcional à crendice mais chã. Mas não é a Dinamarca quem os explora, nem qualquer cartoonista que é responsável pela miséria moral desses povos.

Hoje eu sou dinamarquês. Hoje eu sinto-me agredido profundamente por aqueles actos vândalos!

A nossa resposta é a liberdade, o apoio a um mundo mais equitativo, ao fim das ditaduras e dos regimes corruptos em todo o mundo.
A nossa arma é apostar na educação das pessoas, porque elas são o bem mais valioso!

Comentários

Anónimo disse…
Quem semeia ventos, colhe tempestades. Quando falha o bom senso, as coisas acontecem. Aguentem-se agora!
Anónimo disse…
Hoje estou consigo André Pereira.

Mas,e há sempre um mas para que o Homem se torne isto - acompanhado de muito folclore já que não havia ninguém nas embaixadas e estão todos a recato - provavelmente com desculpas antecipadas.

Mas,dizia, não nos ocorre a expoliação do petróleo a 12 dólares o barril; a destruição de Damasco - destruição maior que um terremoto de escala 8,5 por instigação do ocidente a facções rivais e apoio a Israel; a guerra Iraque-Irão manipulada pelo Ocidente; a invasão do Afganistão para fazer uma Democracia - que já lá está !!!; a invasão do Iraque à procura de armas de destruição maciça que tinham sido mais fáceis de encontrar em qualquer país ocidental, nomeadamente nos EUA.

Enfim somos tão versáteis e os exemplos são tantos, que temos de condenar mas apoiar sem subterfúgios estes povos tirando-os do sub-desenvolvimento material e desta forma da exploração espiritual, em que o Irão está envolvido, para justificar perante os árabes a necessidade do seu desenvolvimento nuclear.

Vamos a tempo ?
Anónimo disse…
Margarida:

A sua intervenção é de uma cobardia vergonhosa ou de um fundamentalismo exacerbado.

Prescindir da liberdade é regressar à Idade Média, é aceitar ser vítima da chantagem, é pôr em causa a democracia e o princípio da separação da Igreja e do Estado.

É nesta miséria moral que frutificam os regimes totalitários.
Mano 69 disse…
"Hoje sou dinamarquês"
Carlos Esperança

“Há algo de podre no reino da Dinamarca”
Shakespeare
Anónimo disse…
O problema das liberdades fundamentais (onde se inclui a liberdade de expressão) é fulcral. Todos estamos (devemos estar) de acordo sobre isso.
Agora, as caricaturas sobre o profeta, e as reacções dos povos islâmicos, deverão ser analisadas como:

- uma mera questão para reafirmar e relembrar a Declaração Universal dos Dirietos do Homem?
- uma questão religiosa?
- uma provocação política feita num jornal dinamarquês ligado às doutrinas conservadoras?
- uma conspiração contra o diálogo civilizacional indispensável para assegurar a Paz?

Ou tudo isto junto...
Estes incidentes têm pouco de religioso e muito de político.

Não é impunemente que o mundo ocidental – os países democráticos – fazendo uso do seu poderio militar invade, ocupa e dita as regras em países muçulmanos.

Esta história dos «cartoons» é apenas um pretexto para demonstrarem a sua revolta contra a geo-política do ocidente.

Seguem-se novos episódios ... Irão.

Cumprimentos,

AAF
http://regioes.blogspot.com
..........
el s (pc) disse…
Agora é que EU, que devo ser muito burro, não percebi nada:

«a ira que revelam face à Dinamarca, ...; o olhar lancinante de ódio com que atacam os símbolos de alguns dos nossos Estados amigos e irmãos na União Europeia são intoleráveis»

Quer dizer uns cartoons que caracterizam maomé como terrorista e o Islão como uma religão de violênciaa, portanto que aumentam o ódio de nós face aos islàmicos, são toleráveis, porque a LIBERDADE DE EXPRESSÃO está acima de tudo.

Os islâmicos que queimam bandeiras Dinamrquesas como sinal de protesto contra o governo que não condenou veementemente os cartoons e as sociedades que defendem a sua publicação e, portanto, aumentam o seu ódio face a nós são intoleráveis. Ou seja esta LIBERDADE DE EXPRESSÃO é intolerável.

Devo ser mesmo burro porque não percebo porque é que a LIBERDADE DE EXPRESSÃO dos cartoonistas é de defender, e a LIBERDADE DE EXPRESSÃO dos islàmicos é intolerável.

PS: Em qq caso actos de violència são intoleráveis, mas não é disso que se fala aqui, aqui só se falou de atitudes e de expressão de sentimentos (em ambos os casos de ódio)
el s (pc) disse…
Só par lembrar ao Esperança que se está à espera das centenas de referèncias:
http://www.hti.umich.edu/k/koran/
http://www.islam.com.br/quoran/traducao/index.htm

PS: Se não as encontrar diga.
andrepereira disse…
Há uma diferença grande no modo de exprimir as opiniões. O cartoonista usou a sua liberdade de expressão e "atacou", ironizando, ideias religiosas, ideologias, pensamentos.
Os vândalos que acuso de violarem as regras do diálogo civilizado incendiaram as embaixadas da Noruega e da Dinamarca e ameaçam a integridade física e a vida de seres humanos.
È muito, muito diferente!
Imagine que nós começavamos a incendiar as embaixadas desses países cada vez que nos jornais desses países fazem considerações pejorativas das nossas mulheres ou dos nossos costumes. Ou dos hábitos religiosos de muitos dos nossos concidadãos. Ou pensa o el sniper que eles não nos criticam e com forte sarcasmo e muita "blasfémia"!?
el s (pc) disse…
Você não disse isso no post.

No post disse:

A falta de respeito que demonstram pelas regras do diálogo secular e democrático...
e a
...ira que revelam face à Dinamarca...
e
...o olhar lancinante de ódio com que atacam os símbolos...

...são intoleráveis.


O sujeito da sua frase, que é o que adjectiva de intolerável, não foi em caso algum os actos de violência que descreve nesta sua resposta.

E se considero que qq dos actos que refere (o desprezo pelo diálogo, a ira face à Dinamarca e o olhar de ódio perante simbolos) são contrários aos valores que defendo são os três manifestações de LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Por outro lado concordo que:
«incendiar embaixadas da Noruega e da Dinamarca e ameaçam a integridade física e a vida de seres humanos» são actos de violència que como disse são intoleráveis.

Penso que em vez de ter escrito:
«a falta de respeito que demonstram pelas regras do diálogo secular e democrático; a ira que revelam face à Dinamarca, Estado líder na ajuda ao terceiro mundo; o olhar lancinante de ódio com que atacam os símbolos de alguns dos nossos Estados amigos e irmãos na União Europeia são intoleráveis»

Devia ter escrito:
«incendiar embaixadas da Noruega e da Dinamarca e ameaçar a integridade física e a vida de seres humanos é intolerável.»

Sabe, a escolha das palavras não é indiferente, porque ou são as ideias q são intoleráveis ou a manifestação das mesmas.
Fazer estes cartoons é tolerável, mas espancar muçulmanos não, e contudo ambos são anti-islâmicos.
Anónimo disse…
Concordo em absoluto. As liberdades de imprensa e de expressão não podem em caso algum ser questionadas. Começo, no entanto, a temer por este mundo que tanto gosto.
Anónimo disse…
Noto que o problema de muitos dos comentadores deste post é esquecerem-se de que isto não passa de mais um pequeníssimo episódio de um "VELHÍSSIMO DIÁLOGO" civilizacional, entre a cristandade e o islamismo. É que, desde o principio, desde Maomet, esta corrente religiosa que entronca nas raízes da religião de Cristo e do Judaísmos, foi criada para ser oposição, para ser uma "outra via" e o seu uso foi imposto pela força, pela conquista, pela subjugação de povos. Não se pode falar nem discutir seriamente sobre este problema esquecendo tudo isto. Quanto a este caso, não obliterando que o copo transborda pela inclusão da última gota, não passa de um pequeno fumo sem consequências de maior. Sou no entanto de opinião que se aproxima um sério confronto militar e civilizacional entre os dois blocos. Que terá dimensões absolutamente gigantescas e que isso é sómente uma questão de tempo, de ocasião e de disponibilidade. Todos os governos sérios do Ocidente "sabem disso". Mas não vale a pena forçar o inevitável. A seu tempo ele chegará e aí vai ganhar como sempre, quem estiver mais bem preparado.
Geosapiens disse…
...eu não serei mais do que um europeu...um abraço...
Anónimo disse…
O mais curioso é que já tinha visto caricaturas parecidas há muito tempo.
Expliquem-me por alma de quêm é que os media mandaram os cães para isto neste momento?
Terá a ver com mais uma "incruzada" pelo médio oriente,
que sirva aliás para os "irmãos" do Ocidente se reconciliarem?

Era bom que a ciência desse uma alternativa viável ao petróleo do deserto, que se bebe alegremente e dá cabo do fígado.
Anónimo disse…
Best regards from NY! » » »

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides