Mensagens populares deste blogue
O Sr. Duarte Pio e o opúsculo
Por
Carlos Esperança
-
Li no excelente blogue De Rerum Natura , num post de Carlos Fiolhais , o seguinte: «De facto, o candidato a rei é autor de um opúsculo laudatório do Beato Nuno, onde se pode ler esta pérola: “Q uando passava de Tomar a caminho de Aljubarrota, a 13 de Agosto de 1385, D. Nuno foi atraído a Cova da Iria, onde, na companhia dos seus cavaleiros, viu os cavalos do exército ajoelhar, no mesmo local onde, 532 anos mais tarde, durante as conhecidas Aparições Marianas, Deus operou o Milagre do Sol» (“D. Nuno de Santa Maria - O Santo” , ACD Editores, 2005).»
Fiquei maravilhado com o que li e, sobretudo, por saber que o Sr. Duarte Pio escreve.
O Sr. Duarte Pio, suíço alemão, da família Bourbon, imigrante nacionalizado português pela conivência de Salazar e pelo cumprimento do Serviço Militar Obrigatório, podia emprestar a imagem às revistas do coração mas precaver-se contra a ideia de publicar opúsculos.
Claro que não é necessário saber falar para escrever e, muito menos, ...
Coimbra - Igreja de Santa Cruz, 11-04-2017
Por
Carlos Esperança
-
Antes das 11 horas da manhã, uma numerosa comitiva de polícias, militares da GNR, e alguns outros do Exército, tomaram posições em frente à Igreja de Santa Cruz. Bem ataviados esperavam a hora de deixarem a posição de pé e mergulharem de joelhos no interior do templo do mosteiro beneditino cuja reconstrução e redecoração por D. Manuel lhe deu uma incomparável beleza. Não era a beleza arquitetónica que os movia, era a organização preparada de um golpe de fé definido pelo calendário litúrgico da Igreja católica e decidido pelas hierarquias policiais e castrenses. Não foi uma homenagem a Marte que já foi o deus da guerra, foi um ato pio ao deus católico que também aprecia a exibição de uniformes e a devoção policial. No salazarismo, durante a guerra colonial, quando as pátrias dos outros eram também nossas, não havia batalhão que não levasse padre. Podia lá morrer-se sem um último sacramento!? Éramos o país onde os alimentos podiam chegar estragados, mas a alma teria de seguir lim...

Comentários
Enquanto cardeal era contra. Agora que é papa é a favor. Eu diria que foi "iluminado" por Deus.
Mais terra a terra: faz muita diferença quanto se pôe o "rabinho dentro", não é?
Falar sempre foi fácil, especialmente quando não temos qualquer responsabilidade.
como as coisas mudam...
será conveniência?
O apoio do Papa à adesão da Turquia
à CE vêm em contra-pé.
As negociações em curso, entre a CE e Turquia, estão à beira da suspensão.
Foi mais uma falhada intromissão religiosa nos domínios terrenos.
Como já tinha sido a anterior do ainda cardeal Ratzimnger ou pefeito para a Doutrina da Fé - à escolha do cliente ou do crente.
Amen!
Aconteceu que o Primeiro Ministro turco, ao contrário do que havia sido oficialmente anunciado, acabou por receber o Papa . Este, em troca, veio afirmar, solenemente com ar angélico de que devem continuar as negociações da Turquia com vista à adesão à União Europeia.
É uma espécie de pião com rapa, tira, deixa e põe, ou, por outras plavras, dar com uma das mãos e tirar com a outra.
Em suma, a adesão da Turquia à Comunidade Europeia é uma questão evangélica vista à luz da doutrina da Santa Madre Igreja Apostólica Romana. Perante actos de tamanha grandeza, por que haverão de admirar-se uns tantos provincianos - nos quais me incluo-que a Diocese de Coimbra do alto do seu poder espiritual, tenha benzido a ponte pedonal do Mondego?
Pensando de forma racional e com os pés no chão:
Antes de pacificador e conciliador, este hipócrita comportamento da Igreja perante outras religiões, mais não é que o lançar de achas para para o preocupante crepitar de outro tipo de fogueiras, como a dos Muçulmanos que nos recordam os Cruzados com a espada na mão direita, e a Cruz de Crito na esquerda.
FP