A Edmundo Pedro – 88.º aniversário

Edmundo Pedro foi alvo de calúnias durante as três últimas décadas, calúnias que visaram quem aos 15 anos conheceu a prisão e aos 17 o degredo, quem sofreu as atrocidades do Tarrafal durante dez anos.

Dói saber que um dos mais sacrificados lutadores antifascistas foi aleivosamente acoimado de contrabandista de electrodomésticos para o denegrir.

Ninguém poderá ressarcir da prisão, calúnias e injustiças, de que foi vítima, um dos mais emblemáticos combatentes da liberdade.

Edmundo Pedro leva 88 anos de vida e 73 de luta e mantém-se disponível para o combate cívico. O combatente imaculado da liberdade é património da esquerda e referência para todos os que amam a liberdade e prezam a democracia.

Edmundo Pedro recorda-nos uma das mais sinistras e longevas ditaduras. A sua memória, serena e lúcida, é o testemunho imperecível de quem dedicou a vida a combatê-la.
Quem resistiu ao sono e à tortura, sem vacilar nem trair, também suporta a ingratidão e a injustiça, mas é indigno calar o que todos lhe devemos.

Homens como Edmundo Pedro são raros e enobrecem as causas que servem.

A homenagem que a Associação 25 de Abril presta a este herói civil, no seu 88.º aniversário, é um acto de justiça em que me revejo e a que me associo.

Não podendo, hoje, estar em Lisboa, envio, querido amigo Edmundo, um fraterno e afectuoso abraço de parabéns, agradecendo o teu exemplo de cidadania e heroísmo.

Almeida, 8 de Novembro de 2006
Carlos Esperança

Comentários

Manel disse…
Estive com Edmundo Pedro quando eu tinha 20 anos, numa exposição sobre o tarrafal na Câmara Munipal de Coimbra.
Recordo Edmundo Pedro e mais 4 resistentes do Tarrafal que assinaram o livro de testumunhos desse tempo que alguns querem sem memória.
Anónimo disse…
Se soubermos preservar, condignamente, as nossas memórias históricas, estaremos melhor preparados, e mais lúcidos, para enfrentar o futuro.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides