Portugal pobre e desigual

A sociedade portuguesa é das mais desiguais, das mais injustas e menos solidárias da Europa.
A Revolução de Abril fez muito pelo desenvolvimento económico e social do país. Mas é preciso fazer muito mais.
Há dois caminhos para uma melhor distribuição da riqueza produzida: pelos salários ou pelos impostos.
Como é sabido, Portugal é dos países europeus com maiores diferenças salariais, atingindo diferenças obscenas e que não podemos olhar com tranquilidade.
Também ao nível dos impostos há muito caminho a percorrer. Na verdade, os impostos sobre o consumo oneram mais as classes desfavorecidas e são esses que têm vindo constantemente a aumentar.
Este Governo apostou, e bem, no ataque à pobreza dos idosos.
Tem também importantes projectos no domínio da segurança social e da educação no sentido de criar condições para que todas as crianças tenham acesso a uma escola de qualidade, seja nos serviços públicos, seja no sector social.
Esse é o melhor caminho para a médio prazo diminuir a pobreza infantil: dar boa educação a todas as crianças.

Comentários

Anónimo disse…
Mas era preciso também dar boa educação a todos os pais! É que se verifica que são justamente os mais pobres que têm mais filhos! Enquanto a classe média instruída tende a fazer um certo planeamento familiar, tendo apenas o número de filhos que tem condições para educar convenientemente, as classes mais pobres não sabem o que é planeamento familiar, e têm os filhos que calha, tal como aliás lhes é recomendado pela Santa Madre Igreja, sem terem as mínimas condições para os educar ou sequer alimentar!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides