O Tratado de Lisboa foi esta tarde ratificado pela Assembleia da República, com os votos a favor do PS, PSD e CDS-PP e a oposição dos restantes partidos.
O Primeiro-ministro, José Sócrates, referiu que esta é uma vitória da Europa e uma “forma particularmente feliz de comemorar a revolução".
Comentário: Gostaria que tivesse havido referendo mas sou solidário com a decisão da A.R.
Comentários
Anónimo disse…
Também preferia que tivesse havido um referendo. No entanto ainda não estou informado em relação ao conteúdo do tratado, ainda não o li. Não posso portanto ter opinião favorável ou não em relação a este novo tratado. Mas sou europeísta.
Anónimo disse…
Ai ai se fosse o PSD governo e tivesse no seu programa eleitoral a promessa do referendo europeu!!!
ai ai meu Deus o que não seria!
São estas hipocrisias que não suporto!!!!
Esperança é o hipócrita mor!!!
Anónimo disse…
Caro anónimo que não é hipócrita:
Eu escrevi no Ponte Europa que era favorável ao referendo.
Quanto aos partidos que o prometeram temos o PS e o PSD. Não é preciso ser Governo para honrar compromissos.
Mas posso dizer-lhe que gostaria que o Tratado de Lisboa fosse mais longe.
Da maneira como foi ratificado, tomo nota da ocorrência, mas não aplaudo.
Devo confessar que não li o Tratado (certamente como muitos portugueses). Para os leitores certamente que, este facto, não quer dizer nada. Para mim, diz muito. Pior, não me lembro de ter discutido qualquer parte do seu conteúdo com alguém. É um assunto importante - que adiei mentalmente... arrumando nos "assuntos pendentes".
Anónimo disse…
O comentário do e-pá é bem esclarecedor.
Se o PS e o PSD "perdessem" um mínimo de tempo a ilucidar e explicar com clareza o tratado de Lisboa nao teriam problemas de maior em o aprovar com o devido respaldo.
Caro e-pá, conhecendo-o de o ler nesta casa acho que (sem prejuízo para este espaço) se tivesse paciência deveria igualmente abrir um blogue.
Anónimo disse…
F...-se... Já chega da lengalenga do referendo!!! O povo não leu (nem lerá) o Tratado, nem sabe nada sobre ele. Citando Zorro Rodrigues, o Povo está-se a cagar para o Tratado e... para o referendo. Nunca tivemos um referendo vinculativo, mas seguramente que este sê-lo-ia... Estamos num nível económico pujante, pelo que gastar mais uns milhões com um referendo inútil, seria uma decisão neutra e sem quaisquer efeitos negativos. Haja paciência...
Anónimo disse…
Congratulo-me com a ratificação do tratado, que foi o tratado possível. Tenho pena que não se tenha podido ir mais longe, para uma verdadeira Constituição Europeia. De modo geral,só se manifestaram contra o tratado a extrema-direita e a "soi disant" extrema-esquerda. A extrema direita porque sempre foi anti-europeia (desde os tempos da Inquisição) e continua a sonhar com o salazarento Portugal "orgulhosamente só", isto é, com uma ditadura fascista isolada dentro de uma Europa democrática. A extrema-"esquerda" porque só conhece do marxismo as deturpadas vulgatas leninistas e maoistas, e por isso está convencida de que a Europa é por natureza capitalista e será sempre capitalista, "ad aeternum"; por isso quer Portugal separado dessa inconvertível Europa, sonhando fazer uma revolução socialista só em Portugal, transformando o nosso País numa espécie de Cuba europeia. Que belo projecto! Não passa de uma versão exacerbada do "socialismo num só país" de Stalin. Quando é que se convencem de que a luta pelo socialismo tem de ser travada a nível europeu?
Anónimo disse…
A aprovação do Tratado, na AR, é uma machadada nos interesses do povo...decidir sem consultar, é mais cómodo, pensam os políticos corruptos.
A liberdade conquistada a 25 d'Abril de 74 acabou, de colonizadores passámos a colonizados, tristeza.
O país bateu no fundo e os governantes, contínuam a pensar que isto é um país de sucesso...antes a juventude partia para África, agora, emigrar.
Um dos homens que em Portugal sabe desta ‘poda’ (financeira), isto é, das suas ' maningâncias ' assente num saber camoniano (de 'experiência feito') é João Rendeiro (de sua graça) que resolveu produzir sobre o ‘caso GES/BES’, em desenvolvimento, algumas afirmações deveras preocupantes. Trata-se de um expert que sendo, neste momento, um dos principais arguidos no processo BPP ostenta publicamente o ‘ savoire faire ’ relativo a estas coisas e é tido pelos ‘ mercados ’ como um analista qualificado (que terá apreendido com o ‘desastre BPP’). Este ex-banqueiro (actualmente está inibido de exercer essa ‘profissão’) que virou comentador económico-financeiro na blogosfera ( link ; link ) admite que o impacto na economia gerado pela ‘crise GES/BES e associados’ poderá ser quantificado numa queda do PIB que atingirá 7,6% link . Até aqui as preocupações políticas (do Governo e dos partidos) têm-se centrado sobre quem vai pagar a falência do Grupo (BES incluído) e as c...
1789 – A Assembleia Constituinte francesa aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. (Fizeram mais os deputados franceses num só dia do que todos os clérigos desde que o deus de cada um deles criou o Mundo). 1931 – Tentativa de golpe de Estado em Portugal contra a ditadura. (Há azares que se pagam durante duas gerações. Este levou quase 43 anos a reparar). 2004 – O Supremo Tribunal do Chile retirou a imunidade ao antigo ditador Augusto Pinochet. (Vale mais tarde do que nunca).
Comentários
No entanto ainda não estou informado em relação ao conteúdo do tratado, ainda não o li.
Não posso portanto ter opinião favorável ou não em relação a este novo tratado.
Mas sou europeísta.
ai ai meu Deus o que não seria!
São estas hipocrisias que não suporto!!!!
Esperança é o hipócrita mor!!!
Eu escrevi no Ponte Europa que era favorável ao referendo.
Quanto aos partidos que o prometeram temos o PS e o PSD. Não é preciso ser Governo para honrar compromissos.
Mas posso dizer-lhe que gostaria que o Tratado de Lisboa fosse mais longe.
Da maneira como foi ratificado, tomo nota da ocorrência, mas não aplaudo.
Devo confessar que não li o Tratado (certamente como muitos portugueses).
Para os leitores certamente que, este facto, não quer dizer nada. Para mim, diz muito.
Pior, não me lembro de ter discutido qualquer parte do seu conteúdo com alguém.
É um assunto importante - que adiei mentalmente... arrumando nos "assuntos pendentes".
Se o PS e o PSD "perdessem" um mínimo de tempo a ilucidar e explicar com clareza o tratado de Lisboa nao teriam problemas de maior em o aprovar com o devido respaldo.
Caro e-pá, conhecendo-o de o ler nesta casa acho que (sem prejuízo para este espaço) se tivesse paciência deveria igualmente abrir um blogue.
O povo não leu (nem lerá) o Tratado, nem sabe nada sobre ele. Citando Zorro Rodrigues, o Povo está-se a cagar para o Tratado e... para o referendo.
Nunca tivemos um referendo vinculativo, mas seguramente que este sê-lo-ia...
Estamos num nível económico pujante, pelo que gastar mais uns milhões com um referendo inútil, seria uma decisão neutra e sem quaisquer efeitos negativos.
Haja paciência...
De modo geral,só se manifestaram contra o tratado a extrema-direita e a "soi disant" extrema-esquerda.
A extrema direita porque sempre foi anti-europeia (desde os tempos da Inquisição) e continua a sonhar com o salazarento Portugal "orgulhosamente só", isto é, com uma ditadura fascista isolada dentro de uma Europa democrática.
A extrema-"esquerda" porque só conhece do marxismo as deturpadas vulgatas leninistas e maoistas, e por isso está convencida de que a Europa é por natureza capitalista e será sempre capitalista, "ad aeternum"; por isso quer Portugal separado dessa inconvertível Europa, sonhando fazer uma revolução socialista só em Portugal, transformando o nosso País numa espécie de Cuba europeia. Que belo projecto! Não passa de uma versão exacerbada do "socialismo num só país" de Stalin. Quando é que se convencem de que a luta pelo socialismo tem de ser travada a nível europeu?
A liberdade conquistada a 25 d'Abril de 74 acabou, de colonizadores passámos a colonizados, tristeza.
O país bateu no fundo e os governantes, contínuam a pensar que isto é um país de sucesso...antes a juventude partia para África, agora, emigrar.
Tenho pena do meu país.