Uma recusa legítima...


Nota: O PS é quase sempre infeliz e injusto a tratar de questões militares.

Comentários

e-pá! disse…
"Há algo de ameaçador num silêncio muito prolongado"
Sófocles ,"Antígona"

Antígona, mulher, heroína, lutadora, socorrendo-se da lealdade, dignidade, linguagem e vida, torna possível abalar a tirania.
Caminhamos para a tragédia porque havendo indivíduos deixou de existir a colectividade...

Assim, um dia, se nos acocorarmos, todos podemos ser mandados calar ou silenciados à força.
Poderemos?
Claro que sim!.
Já aprendemos de que não há conquistas irreversíveis!

Ridiculo, o que tentam fazer a Vasco Lourenço.
Mais do que ridiculo -democraticamente indigno... sujo.
CA disse…
Como vê, CE, é o espírito do homem de Santa Comba que revive em José Sócrates. Isto não é socialismo, é apenas uma tentativa de limitar um direito constitucional. Primeiro começa com os militares, depois continua até onde deixarmos Sócrates ir.

Será que o PS já não tem democratas capazes de pôr um ponto final ao socratismo? Ou contentam-se com os benefícios do poder?
Anónimo disse…
ca:

O que diz é uma verdadeira infâmia.

Só quem não viveu no fascismo pode ser tão injusto e confundir uma decisão infeliz e injusta com a tortura, a prisão sem culpa formada, os assassinatos e a existência da PIDE.

O seu comentário, desculpe-me a frontalidade, só pode ter origem na ignorância ou na má-fé.
Anónimo disse…
"Apenas a pessoa que corre riscos é livre" (Séneca)
Riscos que nem vão existir. A estupidez da ideia é de tal monta, que não vai concerteza passar disso mesmo. Uma ideia de um idiota.
Triste, é admitir que haja pequenos ou altos funcionários deste calibre, perto dos gabinetes ministeriais (Defesa, no caso).
Mais do que um sintoma grave, um sintoma da estupidez levada ao nivel do/s governo/s.
BM
Anónimo disse…
Diga lá Carlos Esperança quem é que foi assassinado pela PIDE. Numeros. 0,1,2?
Já lhe coloquei ha tempos esta questao à qual não me respondeu. Não sei se por ignorancia ou por nao ter visto a pergunta.
Se desta vez ler o comentário espero que tenha a honestidade intelectual de me responder.
Anónimo disse…
Carlos Esperança disse...
ca:

O que diz é uma verdadeira infâmia.

Olhe que não, olhe que não, o ca tem toda a razão.
CA disse…
CE

Não tenha ilusões: Salazar não queria a tortura ou a morte dos opositores por sadismo. Aliás a violência era mantida no mínimo necessário para manter o poder do ditador. Salazar chamava-lhes uns "safanões a tempo".

O que se passa é que em Portugal aparecem estes "iluminados" que no fundo até acham que eles é que estão a salvar o país e não compreendem que haja quem tenha o direito legítimo de discordar, de os questionar sobre a vida pública e de dizer publicamente o que pensam.

À medida que os "iluminados" têm mais poder acham normalíssimo usá-lo em toda a extensão para se protegerem e protegerem o seu domínio.

Salazar teve muito mais poder do que Sócrates, mas cada vez mais se verifica que o espírito é o mesmo: quem se mete com o regime leva.

E Sócrates já mostrou que é capaz de perseguições pessoais a quem o questiona publicamente (vide caso de blogger perseguido com um pretexto irrelevante mas que o obrigou a gastar dinheiro em advogados e que o impediu de falar livramente a pretexto do segredo de justiça).

Esta tentativa de calar os militares reformados não é um acidente, é mais um passo no caminho de criar um regime em que o governo é que tem sempre razão e quem disser o contrário leva.

Estarão os socialistas e os portugueses atentos a estes movimentos ou preferem andar distraídos até que seja tarde demais?
Anónimo disse…
Não tenho procuração de CE para responder por ele (nem ele precisa), mas, assim de repente, ocorrem-me logo dois nomes de pessoas assassinadas pela PIDE: o Gen. Humberto Delgado e o escultor Dias Coelho. Estes são os mais conhecidos, mas há dezenas de outros anónimos, designadamente os que morreram no Tarrafal!
Anónimo disse…
O PS vive com fortes remorsos por uma descolonização mal feita que provocou em todos os paises prolongadas guerras civis.
Este sentimento de culpa leva a uma relação dificil com os instancias militares desde entao.

Curiosamente, ou talvez não, foram os mesmos que se serviram da situação calamitosa destes paises para enriquecerem. Veja-se o caso de mario soares. E do seu filho cujo avião carregado de diamanates se despinhou por excesso de peso.
Anónimo disse…
ahp,

''mas há dezenas de outros anónimos, designadamente os que morreram no Tarrafal!''

Não seja mentiroso! Onde estao as suas familias? Quem são essas pessoas? Esse fantasma já enganou muitos parvos como o senhor. Mas agora já não cola. Pegou numa epoca de irracionalismo nacional mas felizmente a historia vai-se encarregando de repor a verdade dos factos.
Anónimo disse…
Ahp,

Já agora o general humberto delgado de que fala é aquele que participou no golpe militar que derrubou a republica liberal e instaurou a ditadura militar que deu lugar ao estado novo? é esse?
Anónimo disse…
Atenção

O ahp fugiu à tropa...é um borra botas.
ana disse…
"Não seja mentiroso! Onde estao as suas familias? Quem são essas pessoas? Esse fantasma já enganou muitos parvos como o senhor. Mas agora já não cola. Pegou numa epoca de irracionalismo nacional mas felizmente a historia vai-se encarregando de repor a verdade dos factos."

Anónimo, que idade tem? se é jovem, a sua família não lhe contou nada sobre esses anos negros? Eu podia dar-lhe alguns nomes que não ficaram na história, mas isso que interessa se a sua opinião está formada? Só por extrema ignorância ou má-fé se pode fazer este tipo de comentário. Enfim, há mesmo pessoas que não merecem a liberdade que lhes deram.
ana disse…
"Salazar chamava-lhes uns "safanões a tempo"."

Morte, tortura, prisão. Seriam estes os safanões? Mas havia outros, mais subtis. Imagine, por exemplo, CA, que quem lhe desse trabalho, a si, se sujeitava também a perseguição política.Mais um safanãozito...
Anónimo disse…
Olhe que a coisa mudou muito?!!! Estamos quase na mesma situação que antes do 25 Abril...
CA disse…
"Salazar chamava-lhes uns "safanões a tempo"."

"Morte, tortura, prisão. Seriam estes os safanões? "

Ana

Sim, eram estes. (Maria da Conceição Ribeiro, A Polícia Política no Estado Novo 1926-1945, Ed. Estampa)

"Mas havia outros, mais subtis. Imagine, por exemplo, CA, que quem lhe desse trabalho, a si, se sujeitava também a perseguição política.Mais um safanãozito..."

Exactamente. Imagine que quem medesse trabalho nunca mais ganhasse qualquer contrato com o estado apenas por me dar emprego. Como aconteceu com António Borges.

Compreende agora porque é que eu digo que o espírito de Salazar está bem vivo em Sócrates? E porque é que eu pergunto como é que quem conhece bem o que foi a ditadura não se revolta imediatamente contra estes sintomas, mesmo que venham de alguém que se diz socialista?

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides