Morre López Trujillo

O cardeal colombiano Alfonso López Trujillo, de 72 anos, presidente do Pontifício Conselho para a Família, morreu neste sábado em Roma de uma infecção pulmonar, informou a clínica romana Pío XI.
(...)
López Trujillo defendeu com firmeza no Conselho Pontifício para a Família a condenação do aborto, da homossexualidad, do feminismo e do uso de preservativos.
(...)
O cardeal colombiano foi um dos ferrenhos perseguidores, ao lado do então cardeal alemão Joseph Ratzinger, atualmente Papa Bento XVI, da Teologia da Libertação pregada pelo brasileiro Leonardo Boff, o salvadorenho Jon Sonbrino e o peruano Gustavo Gutiérrez. AFP

Comentários

e-pá! disse…
Morreu um dos mais ortodoxos cardeais da Igreja.
Tratava de um dos assuntos fulcrais para a doutrina social da Igreja - a Família.
Um homem que combateu o uso do preservativo no combate à SIDA, na prevenção, defendendo a sua relativa ineficácia.
Um ultra-conservador da Cúria Romana cuja substituição trará indicações sobre o rumo da ICAR.
Em termos humanitários o cardeal foi um homem polémico, adversário da teologia da Libertação e, em termos de sáude - nomeadamente da prevenção da SIDA - um homem perigoso:
"...dizia que confiar nos preservativos era apostar na própria morte."

Para os que se dedicam ao combate do flagelo da Sida pelo Mundo morreu um exemplo pela negativa do que não se deve fazer, nem dizer!
Anónimo disse…
Mais dois candidatos fortíssimos à beatificação: este e o cónego Melo!
Anónimo disse…
ahp:

Não lembre isso ao cardeal Saraiva Martins. Ele está com milagres atrasados para os muitos bem-aventurados que aguardam a beatificação.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides