As eleições italianas (2). Opinião de um leitor


A HECATOMBE DO COMUNISMO ITALIANO


O Partido Comunista Italiano (PCI) um partido com uma invejável trajectória histórica quer de lutas quer de personalidades, não estará representado no próximo Parlamento italiano.Um partido fundado por uma grande referência da Esquerda europeia - Antonio Gramsci, já teve um terço dos votos, não conseguiu o mínimo necessário para ter 1 (um) representante nas 2 Câmaras.


É mais um dos partidos comunistas que não resistiu à vaga de dissoluções do início dos anos 90, que não conseguiram, nem libertar-se, nem fixar-se, dos conceitos e princípios ortodoxos. Viraram num caldo insosso adoptável por idiotas, poliglotas e polemistas. Esvaziaram-se de pessoas - o que é compreensível - mas, também, ideologicamente.

O PCI resolveu “refundar-se”. Nascem o Partido Democrático de Izquierda (PDI), e o Partido de la Refundación Comunista (PRC). Ambos acabaram por entregar de bandeja o poder a Silvio Berlusconi.

O PDI teve uma evolução centrista e mudou todas as referências políticas e sociais. Tornou-se no “partido yankee”, deitou no caixote do lixo Berlinguer e começou a venerar o “progressismo” (?) e pensou sobreviver à sombra de Kennedy. O mais próximo desta meteórica transmutação, do que me recordo, foi aquela tentativa da 3ª via de Blair, também denominada de “atlantista”, que acabou naquela tragédia do Iraque.
.
Neste seu trajecto o PDI renegou todos os símbolos que lembrassem as lutas de trabalhadores e símbolos da esquerda comunista. … Uma lavagem ideológica com direito a caiar o frontispício. …
O PCI resistiu mais tempo. Manteve a simbologia até há 2 anos. Apoiou os movimentos sociais anti-neoliberais, mas isso não chega. Hoje, é uma tarefa mais para ONG's.
.
Teve o privilégio de poder contar com um líder mobilizador, radical, comunicativo - Fausto Bertinotti. Finalmente, caiu na esparrela de integrar o governo Prodi e perdeu toda a credibilidade. Quase toda a Esquerda é acusada de ter permitido, de modo directo ou indirecto, o regresso de Berlusconi… e, o pior, com razão!
.
Um desastre! Perante tanta inoperacionalidade até os grupos trotskistas se aproximaram das organizações advindas das dissoluções comunistas.
.
Perante tal situação Bertinotti declarou que o comunismo ia ser uma “corrente cultural” no interior de una organização plural …
.
Um grémio literário? Uma tertúlia?

Comentários

Anónimo disse…
O PCI resolveu “refundar-se”. Nascem o Partido Democrático de Izquierda (PDI), e o Partido de la Refundación Comunista (PRC).

Falha grave: na tradução (?) manteve o nome dos partidos em castelhano (?)...
Não há nenhum PDI (só se for noutra acepção...), mas sim PDS: Partito Democratico della Sinistra.
Já PRC siginifica Partito della Rifondazione Comunista.
Anónimo disse…
Mais confusa do que a situação italiana, só a cabeça do comentador.

Se tem algum interesse em compreender a situação política italiana actual, faça de contas que não leu o que o nosso apressado comentador escreveu.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides